• Preservação ambiental é tema de projetos culturais na semana comemorativa ao Dia Mundial da Água

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/03/2021 19:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Na semana do Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março, as questões ambientais são tema de projetos culturais na cidade. Os trabalhos artísticos desenvolvidos visam contribuir para a reflexão sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. As criações em audiovisual podem ser conferidas pelas páginas dos projetos receberam incentivos da Lei Aldir Blancm por meio de edital realizado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).

    Do “Campo ao Horto” é um dos projetos que está sendo desenvolvido. O documentário dirigido por Cissa Borges e Tomás Camargo, tem importante relevância no momento em que a sociedade vive em meio a uma crise na saúde por conta da pandemia e uma devastadora crise ambiental. O trabalho, que ainda está sendo desenvolvido, busca mostrar os protagonistas do campo e exibir essa realidades, além de provocar diálogos sobre a sustentabilidade dos meios de produção.

    Outro projeto na área do audiovisual é o “Contando a História do Agoecovida”, desenvolvido no Bonfim, em Corrêas. A proposta da designer e arquiteta Miriam Barrutia, nascida na Guatemala e moradora de Petrópolis é dar visibilidade ao lugar e promover as atividades que acontecem no espaço, além de estimular novas formas de se relacionar com a natureza e os alimentos.
    “Esse espaço carrega uma trajetória muito bonita, não é apenas um lugar onde encontramos produtos de qualidade”, conta Miriam Barrutia. Para conhecer, o projeto basta acessar o canal de Youtube AGROECOVIDA Fabiano Azevedo.

    A moda também está presente nos projetos que privilegiam as discussões ambientais. O “Moda, Cultura e Sustentabilidade”, de Dafne Souza, consiste em uma série de sete vídeos com entrevistas e mesa de debate a fim de traçar um perfil do segmento de moda no município. Formada pela Escola de Belas Artes, a idealizadora do projeto, ressalta os desafios, o comportamento do mercado de trabalho e visa estimular uma reflexão do papel da moda na formação cultural da sociedade.

    O “Moda Viva”, idealizado pela produtora cultural Camila Filard é desenvolvido em quatro episódios que abordam questões como a história da moda em Petrópolis, movimentos locais, sustentabilidade na moda, dicas de estilo, tutoriais rápidos e práticos de resgate e reaproveitamento de roupas e tecidos, entre outros. Pode ser visto no Canal de Youtube Moda Consciente Petrópolis.

    “Cada dia mais, a consciência ambiental é necessária, pois há recursos na natureza que, se desperdiçados, não retornam mais, como a água. Projetos que discutam esta temática na arte são, além de muito importantes, urgentes”, frisa Catarina Maul, gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni.

    Últimas