Presente de aniversário, passarela para cachorros na Paulo Barbosa vira piada
Campeã no ranking de atropelamentos (de pessoas) na cidade, com 25% dos 180 casos em média por ano, a Rua Paulo Barbosa, no Centro, ganhou uma faixa de pedestre para cachorros. A passarela foi pintada esta semana pela CPTrans e podemos dizer que ela é um dos presentes pelo aniversário de 181 anos da cidade. A prefeitura se auto enalteceu com o feito dizendo que “é a primeira faixa deste tipo sinalizada nas ruas de Petrópolis, uma ação pioneira de conscientização da causa animal”. Defensores ferrenhos dos animais, Partisans não conseguem acreditar que isso possa fazer alguma diferença.
Inacreditável
Veja quem os cães com tutores atravessam nas faixas junto de seus responsáveis, devidamente orientados com suas guias, uma segurança para eles, principalmente, e para todos. A faixa dos cachorros vai ser usada pelos cães de rua, abandonados? Não seria lutar pela causa animal tirar esses cachorros das ruas ao invés de fornecer uma passarela para a sua travessia? Uma cidade que não tem abrigo para animais de rua, não oferece alimento para eles e nem clínica para animais abandonados, mas tem faixa para travessia de cães?
Piada
Pior foi o semblante dos usuários de ônibus que na cidade se espremem horas nas filas – ali mesmo na Paulo Barbosa – vendo a faixa ser pintada. Era um misto de indignação, de falta de esperança, de revolta… Parece piada. E é!
Dá tempo!
Se precisar, Partisans podem doar uma lata de tinta preta para cobrir a faixa e deixar de passar essa vergonha.
Contagem
E Petrópolis está há 310 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Vinagre
Ih, pode azedar. Eis que o União Brasil agora pertence a Rodrigo Bacelar no Estado do Rio, e não é que o pessoal do Progressistas local emplacou cargos na estrutura do Inea, que passou a ser de ‘propriedade’ de Bernardo Rossi? Mas o PP, que tem Hingo Hammes como candidato, busca o apoio do MDB, que agora tem o vice-governador Thiago Pampolha em suas fileiras, de mal com o União Brasil, partido que deixou.
Times sendo formados
E começam a ser definidos os candidatos a vereador com potencial de eleição. Pelo Solidariedade vem Márcio Arruda e Rodriguinho e o União Brasil vai de Jorge Barenco, tio do falecido Paulo Igor, nome forte no Morin e Ronaldo Medeiros, ex-vereador, até hoje recordista de votos.
Ficha abonada
Não pensem os Republicanos que o vereador Dudu desistiu de fazer da sigla sua nova casa, não. Trabalha firme para sua transferência e tem na cartola o apoio do presidente estadual da legenda, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que deve abonar sua ficha de filiação. Vai ser divertido à beça Republicanos que iriam cassar Dudu agora serem colegas de legenda. A gente não vê a hora. Outro que vai ser colega é o ex-governador, Anthony Garotinho, que vai tentar a Câmara de Vereadores do Rio e acaba de ser recebido no Republicanos. Talvez até possa subir a serra e incrementar a campanha daqui, quem sabe?
Exibição de carros
Cerca de 120 carros da Etapa Itaipava da Mitsubishi fazem um “passeio” na cidade. Mas, em velocidade reduzida, apenas para que se aprecie os veículos. Eles sairão de Itaipava, às 9h, passarão por Secretário e seguirão pela Estrada Tiradentes (Estrada de Fagundes) até Sebollas.
Sem comunicação
A prefeitura só ficou sabendo do caso da bebê esquecida na creche Irineu Marinho em Corrêas pelas redes sociais, depois de a mãe da criança ter exposto a situação. Essa falta de comunicação entre a unidade, Secretaria de Educação e Gabinete do prefeito é que pega. E não foi só esse. O caso da Secretaria de Defesa Civil onde teria havido um caso de assédio o prefeito ficou sabendo uma semana depois que veio à tona e aí cabeças rolaram.
Outro caso
O caso ocorre justamente na época da implementação da Secretaria da Mulher, organismo que vai tratar, entre outros temas, do combate à violência à mulher e na convocação da Conferência Municipal da Mulher. Como o assunto rola solto na rádio peão, em todas as secretarias, a prefeitura vai ter que se pronunciar em algum momento.
Tá tenso
Ontem, comunicado oficial anunciou que a Defesa Civil retornou para o “estágio operacional de normalidade” tendo em vista as condições de tempo estável. Mas o clima entre os funcionários na sede é de tensão.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br