• Preparar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/01/2020 11:15

    “Tudo o que você tiver de fazer, faça o melhor que puder.” (Eclesiastes 9.10)

    “Fazer algo sem se preparar é preparar-se para o fracasso.” Esta frase estava na mente de Sérgio no final da palestra que havia feito. Como é comum, ele esperou tempo demais para preparar o texto, deixou para a última hora. Confiou na sua habilidade de improvisar e, depois de feita a palestra, constatou que a palestra havia deixado a desejar. Sentiu-se mal, mas aprendeu a lição: preparar-se com antecedência é importante para tudo que se vai fazer. 

    Nada substitui um bom preparo. Essa regra foi utilizada pelo próprio Deus ao enviar Seu filho Jesus ao mundo. Deus enviou João Batista para preparar “o caminho para o Senhor” (João 1.23). Mesmo sendo questionado por muitos em suas palavras e atitudes, João manteve firme em sua mente a missão de ser aquele que preparou o caminho de quem viria para percorrê-lo. João Batista quer nos ensinar: Deus prepara tudo com muito cuidado e também com muito amor. Nada é feito no improviso ou mal feito por Deus.

    Estamos diante de um novo ano. E esta lição queremos aprender da Sagrada escritura para nossa vida. Pode ser que você já faça tudo bem feito e com o devido preparo. Então, continue a seguir por este caminho. Se ainda não, mude seu comportamento e passe a ser uma pessoa que se faz o melhor e que procura se preparar bem para fazer este melhor. 

    E uma das questões que faz parte desse preparo é colocar nossos planos, nossas atividades, nosso trabalho, tudo que queremos fazer  – numa palavra: nossa vida – sob a vontade de Deus. Pedir que Deus dê forças para tudo realizar. Pedir que nos dê ânimo, inteligência, capacidade para fazer o melhor! 

    Um outro aspecto que gostaria ainda de abordar é sobre a nossa vida com Deus. Fazemos o melhor que podemos na nossa vida com Deus? Oramos, vamos à Igreja? Participamos da Comunidade? Lemos a Bíblia? Nossa vida é um preparo para o encontro com nosso Deus na eternidade. Estamos nos preparando de forma adequada para este momento?

    Muitos ainda dizem: “Eu não preciso de Igreja, eu faço minha oração em casa.”  Mas eu lembro de Jesus, que disse: “Onde dou ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.” (Mateus 18.20) E do exemplo dos primeiros cristãos da Comunidade de Jerusalém: “Todos os que creram estavam juntos. Diariamente perseveravam unânimes no templo.” (Atos dos Apóstolos 2.44,46). Até mesmo Maria, mãe de Jesus, ficou com os discípulos e os primeiros seguidores de Jesus: “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele. Num desses dias de reunião, estavam presentes mais ou menos cento e vinte seguidores de Jesus.” (Atos dos Apóstolos 1.14,15)

    Por isso, o convite é para cada um de nós: faça o melhor que você puder também na sua vida de fé – participe da sua Comunidade. Prepare-se o melhor que você puder para o encontro com Deus na eternidade – ore juntos com seus irmãos e irmãs na fé!

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas