• Prepara o bolso que tem aumento de água e IPTU; IPVA reduz pouco

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2024 04:28

    E, tradicional tal como uma rabanada do Natal, foram anunciados os aumentos das tarifas que entram em vigor logo no dia 1° de Janeiro. A água aumenta 12, 26% e o IPTU sobe 4,42%. Para justificar um aumento da água bem acima da inflação, a gestão Bomtempo diz que considerou equilíbrio econômico-financeiro do contrato com a Águas do Imperador na ordem de 1,93% e ainda mais 4,26% do reajuste que não foi praticado em 2022 por causa das chuvas e o estado de calamidade pública. O reajuste mesmo, sem os acréscimos, seria de 5,63%.  Essa conta dá 11,82%, mas a prefeitura autorizou aumento de 12,26%. Essa diferença não se sabe o porquê. Já o IPTU e taxa de coleta de lixo ficam abaixo da inflação do período, que tem previa de acumulado em 12 meses de 4,71%, mas o serviço está daquele jeito. Já o IPVA em 2025, o imposto terá uma leve redução em média de 0,48% em comparação a 2024. Bem leve mesmo, peso pena.   

    A conta chega

    E a gente que tinha pensando ter ficado livre do reajuste da conta de água de 2022 por causa da enchente, terá essa surpresa do aumento não ter acontecido há dois anos e agora ser cobrado…

    E a secretaria fez o que?

    São assustadoras as imagens de um homem esfaqueando a ex-mulher no Bataillard que viralizaram nas redes sociais. Ele ainda deu um golpe em um homem que tentou defender a vítima. A tentativa de feminicídio com mais de 10 facadas na vítima resultou na prisão do acusado.  E aí a gente fica pensando: qual posicionamento da Secretaria da Mulher criada há poucos meses na gestão Bomtempo? Porque nem uma nota foi emitida.

    Na crise do lixo, a cidade atravessou o Natal com montanhas de resíduos em várias ruas, Aqui, o lixo na BR-040. E pessoas ainda atearam fogo porque ninguém aguenta o cheiro e os ratos. Resultado: comprometendo a visão dos motoristas que passam pela rodovia…

    Detalhe importante

    O prefeito Bomtempo mandou nota à imprensa para anunciar que deu ordem de início para o asfaltamento da Estrada Arnaldo Dyckehoff, no Brejal, a principal via da localidade. Mas, ops, esqueceu de mencionar que os R$ 8 milhões da obra fazem parte daqueles R$ 100 milhões que a gestão Bomtempo pegou emprestado com a Caixa e que a gente vai pagar ao longo de 10 anos.

    Ué?

    Também disse Bomtempo em suas redes sociais que inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto do Alto Independência. “Um sonho antigo da comunidade e uma grande luta do nosso governo”. Mas, como assim? A obra é da Águas do Imperador.

    Saia justa

    No lançamento da ETE do Independência, que estava lá, participando ativamente da inauguração foi a vereador eleita Lívia Miranda, elogiando a gestão Bomtempo. Como ela vai se posicionar na eleição para a presidência da Câmara é uma curiosidade. Será que assina embaixo em uma chapa que tiver as bençãos de Dudu que se reuniu com a base de apoio a Bomtempo?

    Nova função

    E o vereador Marcelo Lessa, que este ano não foi bem sucedido nas urnas, não vai deixar a política mesmo que não ocupe uma vaga no legislativo. Foi indicado para um cargo na cota do senador Carlos Portinho.

    Contagem I

    Petrópolis está há 1 ano e 228 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contagem II

    Faltam 04 dias para Petrópolis virar a página.

    A Tribuna de Petrópolis foi premiada como destaque entre sites de notícias do Rio de Janeiro no Brasil Publisher Awards. O portal foi reconhecido por ir além das manchetes diárias e se tornar uma verdadeira voz da Serra Fluminense. O evento ocorreu em Curitiba e reuniu imprensa, autoridades e grandes players do setor. O diretor-presidente do Grupo Tribuna, Francisco Orleans e Bragança, destacou a resiliência do jornal ao longo de seus 122 anos de história. O prêmio teve mais de 100 inscrições de 23 estados.

    Mais um nome definido

    Jorge Badia vai seguir à frente do Procon Petrópolis, nome definido pelo prefeito eleito Hingo Hammes. E seu compromisso com a nova gestão começa agora. Badia vai ficar de plantão no órgão no período de festas.  Ele quer retomar alguns projetos que foram abandonados em 2022, incrementar as fiscalizações, buscar novos estagiários junto as faculdades de Direito da cidade e reequipar as sedes do Procon.

    Super secretaria

    Fábio Alves, que foi Procurador Geral da Prefeitura na gestão interina de Hammes, vai desfalcar o time de Hingo neste governo. Vai assumir a já apelidada de “super secretaria”, a recém criada pasta dos Serviços Delegados de Nova Iguaçu. Ele, que fazia parte do governo de Rogério Lisboa desde 2023 como assessor especial, vai ficar no time de primeiro escalão do prefeito eleito Dudu Reina. A pasta vai substituir a Empresa Municipal de Limpeza Urbana, a Comdep de lá, além de assumir funções de outras secretarias.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas