Prêmio “Personalidade do ano”: conheça Imã Wasim, Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, que foi homenageado na Câmara Municipal
Prêmio é dedicado àqueles que prestaram grandes serviços à cidade
Imã Wasim nasceu no Paquistão em 1959, onde completou com sucesso o curso de sete anos de formação em teoTogia pelo Jamia Ahmadia, Instituto de Formação de Missionários da Comunidade Muçulmana Ahmadia. Após servir em diferentes cidades do Paquistão, foi enviado em missão à Guatemala em 1991, onde serviu a comunidade por três anos.
Chegada no Brasil
Em seguida, em dezembro de 1993, foi enviado em missão ao Brasil, onde atua servindo a comunidade e a população até hoje na Cidade Imperial, no cargo de Presidente e Chefe Missionário da Associação Ahmadia do Islã no Brasil. Logo em 1994, ele deu início à Jalsa Salana, uma reunião anual que reúne pessoas de diferentes segmentos religiosos, sociais e políticos, em busca do aprimoramento e da evolução espirituais. Esse evento, que tem lugar ininterruptamente até esse ano (com exceção de 2020, em virtude da pandemia), desempenha um importante papel na construção do diálogo inter-religioso e da paz social em Petrópolis.
Atuação em Petrópolis
Em 2011, Wasim trouxe para Petrópolis a ONG Humanity First, braço humanitário da Comunidade Muçulmana Ahmadia, que trabalha em prol dos menos favorecidos em diversos projetos sociais e humanitários, sem qualquer tipo de distinção, seja de cor, nação ou religião. A ONG teve seu registro oficial no Brasil no final de 2018 e, desde então, trabalha mais amplamente para servir o povo brasileiro continuamente por meio de seus diversos projetos.
Em 2014, fundou em Petrópolis a primeira Mesquita da Região Serrana, nomeada de Baitul Awal, mantendo as portas abertas para os interessados em conhecer ou desfrutar do espaço. Ainda em 2018, lançou a revista bilíngue Al-Huda, “A Guia Divina”, trazendo conhecimento religioso, espiritual e educativo à população.
Por tudo isso, o Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, foi homenageado na Câmara Municipal de Petrópolis com o prêmio “Personalidade do Ano” pelo Presidente da Câmara, Hingo Hammes, na quarta-feira passada (21).
Na ocasião, o paquistanês foi surpreendido com o prêmio e afirmou que, quando foi informado de que o receberia, ficou extremamente surpreso e lisonjeado. “Receber o prêmio foi uma honra. Sinto-me muito feliz por isso, contudo, ao mesmo tempo, sei que a minha responsabilidade aqui também aumenta.”, conta.
Atualmente, Wasim mora em Petrópolis. Para ele, a cidade o acolheu e foi um local fundamental para a sua trajetória. “A Cidade Imperial tem uma importância singular. É nela que fica a sede da nossa comunidade religiosa e nossa primeira mesquita. É uma cidade que tem um povo muito carinhoso e amigável. Além disso, sentimos ampla liberdade religiosa aqui.”, diz.
30 anos de serviço religioso e humanitário
Imã Wasim já visitou todos os estados do Brasil na missão de levar a mensagem de paz do Islã e da Ahmadia, lutando contra o preconceito em torno da religião no Ocidente, e desenvolvendo projetos humanitários de bem comum, em parceria com governos e entidades municipais, estaduais e federais. No próximo ano, o Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil completará 30 anos de serviço religioso e humanitário no país.