• Prêmio Guerra Peixe será realizado em maio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/03/2020 10:11

    O Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura será entregue no dia 11 de maio, às 19h30, no Castelo de Itaipava. Uma das principais premiações culturais do estado, que leva o nome de um importante compositor erudito brasileiro, o petropolitano César Guerra-Peixe, são 41 indicados. Artistas e produções da área que mais se destacaram no ano de 2019 serão homenageados pelos seus trabalhos realizados na Cidade Imperial.

    O prêmio, que em 2020 chega à sua 11ª edição, é organizado pela prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura Esportes (IMCE). “É uma oportunidade de valorizarmos a classe artística. Um reconhecimento pelo importante trabalho que fazem em Petrópolis em todos os segmentos”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Renato Freixiela.

    No ano passado, o número de produções aumentou em função do estímulo dado pelo Instituto através de dois editais de projetos culturais, que somaram um investimento de quase R$ 500 mil, do Fundo Municipal de Cultura, para ajudar a custear mais de 30 atrações musicais, de teatro, artes visuais, cinema, entre diversos outros segmentos. “Os editais nos ajudam a descentralizar os investimentos em cultura e, assim, aumentamos a oferta de eventos gratuitos para a população”, completa Freixiela.

    Após os editais lançados pela prefeitura, houve uma enxurrada de eventos, festivais, mostras, espetáculos e shows. Muitos artistas contemplados puderam mostrar suas obras e o público também foi beneficiado com livre acesso à entrada. Por outro lado, quem sofreu foi a Comissão Julgadora do Prêmio para definir apenas 41 indicados. “Durante o ano chegamos a ter 12 nomes pré-indicados em algumas categorias. Foi uma fartura. Que continue assim, como nos velhos tempos de boa safra cultural”, aponta Marco Aurêh, coordenador da premiação.

    O corpo de jurados foi formado por Bete Iunes (escultora e fotógrafa), Cocco Barçante (artista plástico e produtor cultural); Gabriel Saito (ator e estilista); Inês Petri (atriz, cenógrafa e produtora cultural); Luís de Mello (ator e professor); Marcelo Fernandes (escritor e professor); Nelson Kuster (jornalista e pesquisador musical); Silvia Marques (bailarina e coreógrafa) e Thiago Alves (músico, ator e compositor).

    A Categoria Notório Reconhecimento, que premia o conjunto da obra ao longo dos anos, nesta edição presta uma homenagem a atriz petropolitana Myriam Pérsia.

    Últimas