Prejudicadas pela tragédia das chuvas, ruas no Vale dos Esquilos ainda não estão no pacote de obras da Prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Projeto ainda está sendo elaborado e será incluído na próxima solicitação de recursos ao Governo Federal

    22/jun 12:29
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Após quatro meses da primeira tragédia que atingiu Petrópolis, em 15 de fevereiro, vários bairros ainda estão com os rastros da destruição que o temporal causou. Um desses locais, é o Vale dos Esquilos, no Retiro.

    Moradores relatam que há ruas que foram extremamente impactadas com a força da água e que os problemas causam risco à vida das pessoas que vivem no bairro. Pedro Henrique é morador do Vale dos Esquilos e afirma que uma das ruas que, provavelmente mais impacta a rotina dos moradores, é na Rua Fernandes Vieira (em frente à entrada da Rua das Dracenas), que é a principal rua da comunidade, onde parte do pavimento cedeu e o trânsito está em meia pista, desde o dia 15 de fevereiro.

    Rua Fernandes Vieira, Vale dos Esquilos.
    Foto: Pedro Henrique

    “Importante ressaltar que a cada chuva o local torna-se ainda mais perigoso, pois o rio que percorre em paralelo vem causando erosão por baixo do asfalto, o que, certamente, ocasionará a completa destruição da via”, diz Pedro Henrique.

    Um outro morador, Marco Montenegro, diz que já foram abertas solicitações na Secretaria de Obras no final de fevereiro. Segundo ele, o órgão informou que já possuem chamados e que os residentes precisam aguardar.

    A Prefeitura de Petrópolis informou que a Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária está elaborando projeto para a construção de um muro de contenção na Rua 1, no Vale dos Esquilos. Para a realização da obra, a Prefeitura vai incluir o projeto em um novo conjunto de pedidos de recursos, a ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

    Além da Rua Fernandes Vieira, outro local que merece atenção é a Rua I, transversal à Rua Fernandes Vieira, que está cedendo em vários trechos e, inclusive, em um destes a cobertura de uma galeria pluvial já provocou alguns acidentes, tanto com veículos transitando, quanto com pedestres. Segundo Pedro Henrique, ele mesmo solicitou as intervenções para essa rua há mais de seis meses.

    Rua I, Vale dos Esquilos.
    Fotos: Pedro Henrique

    Em relação ao trecho, a Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária disse à nossa equipe que vai vistoriar a Rua I, no Vale dos Esquilos, para verificar o problema com vistas a solucioná-lo.

    Últimas