• Prefeitura volta atrás e retoma vacinação de adolescentes com 17 anos na segunda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/09/2021 13:17
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Após suspensão, nessa sexta-feira (17), da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, a Prefeitura voltou atrás e anunciou no início da tarde deste sábado (18), que retoma a vacinação deste público na segunda-feira, dia 20. Os adolescentes que tinham feito o agendamento para quinta ou sexta-feira (dias 16 e 17/09) e não receberam o imunizante, podem comparecer ao posto de vacinação na segunda e apresentar o comprovante do agendamento (print da tela do agendamento, com o CPF e a data), além de documento pessoal e caderneta de vacinação.

    Novas vagas para cadastramento deste público serão abertas neste domingo (19). O cadastro deve ser feito no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

    A decisão deste sábado tem como base pronunciamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de deliberação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e posicionamento de órgãos técnicos da área de saúde nacionais e estaduais, que recomendam a vacinação de adolescentes em municípios que já alcançaram 90% da população adulta vacinada, como é o caso de Petrópolis.

    A cidade tem 92% do público maior de 18 anos vacinado, com 49% destes já com o ciclo de imunização completo, com segunda dose ou dose única.

    “Suspendemos temporariamente a vacinação nesta sexta-feira (17), a fim de aguardar as orientações dos órgãos competentes. Com o pronunciamento da Anvisa e a ratificação das orientações anteriores, dadas pelos órgãos técnicos nacionais e estaduais, entendemos que há segurança para manter a vacinação de adolescentes. Seguiremos trabalhando de maneira organizada, garantindo a ampliação da vacinação de forma responsável, de acordo com a chegada de doses”, declarou o prefeito interino Hingo Hammes.

    O secretário de Saúde Aloisio Barbosa lembrou que os outros públicos também seguem sendo atendidos. “Seguimos vacinando pessoas com mais de 18 anos com ou sem comorbidades e adolescentes com comorbidades. Além disso, estamos aplicando normalmente a segunda dose e também a dose de reforço em idosos (a partir de segunda-feira naqueles que têm a partir de 80 anos) e em pacientes imunossuprimidos, o que significa que estamos dentro dos parâmetros apontados pela Organização Mundial de Saúde”, frisou, lembrando que a Secretaria de Saúde se preparou para vacinar neste momento os adolescentes sem comorbidades, começando por aqueles com 17 anos. “Mas é importante deixar claro que a ampliação da campanha depende da entrega de doses da vacina”, lembrou.

    Últimas