Contrato com duração de um ano custará R$ 2 milhões aos cofres públicos
A Prefeitura de Petrópolis vai realizar, no dia 16 de janeiro, uma licitação para a contratação de prestador de serviço para realização de procedimentos diagnósticos por ultrassonografia morfológica. O contrato, que terá duração de um ano, vai custar R$ 2 milhões aos cofres públicos.
Segundo o edital, a estimativa é que sejam realizadas 417 ultrassonografias morfológicas por mês e cinco mil por ano. A entrega dos laudos deverá ser realizada no prazo máximo de 20 dias, “exceto com justificativa”, com os resultados sendo entregues ao paciente ou responsável, ou através de e-mail.
Ainda de acordo com o documento, o prestador contratado irá realizar os serviços mediante encaminhamento da Guia do Requisitante, preenchida com todos os dados do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), com a prescrição do procedimento pelo médico assistente e depois de autorizada pela Central Municipal de Regulação.
O documento informa ainda que a contratação visa “dispor de assistência mais ampla, para atendimento integral às gestantes do SUS, cuja oferta de prestadores de serviços na rede seja inexistente ou insuficiente”, informou o edital.
O que é ultrassom morfológico?
Trata-se de um exame de imagem capaz de analisar a formação dos órgãos do bebê durante a gestação. Com ele é possível saber o sexo do bebê, além da idade gestacional; avaliação do padrão de crescimento; verificação dos batimentos cardíacos e a vitalidade fetal; realização do rastreio de doenças genéticas e avaliação da formação do bebê.