
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans, vai manter a mudança no trânsito, que estabeleceu um binário entre as ruas General Rondon e Pedro Américo, no Quitandinha. A mudança foi testada nas últimas semanas e, segundo a companhia, “trouxe impactos positivos no fluxo de veículos da região, reduzindo congestionamentos, especialmente no acesso ao Cremerie e Independência”.
“A gente já vinha identificando essa demanda na região e o período de testes foi um sucesso. O que vimos foi a diminuição dos engarrafamentos na região, do tempo de viagem não só na General Rondon, como também na Coronel Veiga. Duas das vias mais importantes no acesso ao Centro da cidade”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
O período de testes teve início no dia 26 de março. Equipes da companhia de trânsito da cidade desviaram o fluxo da rua General Rondon para a rua Pedro Américo, no horário de pico, entre 17h e 19h. Os motoristas que seguem sentido Centro passaram a ter que acessar a rua Pedro Américo, ao lado do supermercado Extra, e nela seguir até a estrada do Independência, de onde seguem novamente em direção à rua General Rondon. O fluxo de quem segue em direção ao Quitandinha permanece o mesmo.
“O período de testes foi bem-sucedido. Nos mostrou que a medida foi acertada, reduzindo o impacto no trânsito na região. O acesso ao Independência, bairro mais populoso da cidade, com mais de 60 mil habitantes, gerava interrupções no fluxo da General Rondon. Poucos metros à frente ainda tem o acesso ao Cremerie. Com a mudança, essas interrupções quase não aconteceram, permitindo uma grande melhora no fluxo da região. Um impacto sentido também na rua Coronel Veiga. No sentido bairros, os congestionamentos que se formavam já a partir da Eurokraft diminuíram significativamente, deixando inclusive de ter retenções em alguns pontos, tornando a volta para casa bem melhor”, explica o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
A medida agora passa a ser realidade nos dias de maior fluxo, sempre entre segunda e sexta, de 17h às 19h. Sempre também com a presença de agentes orientando os motoristas e sinalização indicando o trajeto. Em casos de veículos de grande porte, com a coordenação dos agentes, eles podem ser liberados para seguirem pela rua General Rondon.
Alteração na ponte do 17, no Bingen
Outra medida implementada para dar mais fluidez ao trânsito vem sendo testada na rua Bingen. No trecho que fica em frente o Lojão 17, os motoristas ficaram proibidos de fazer o retorno pela ponte, sendo obrigados a seguir por um trecho de 150 metros ainda pela rua Bingen para acessar o retorno antes da rua Dr. Paulo Hervê. O objetivo é reduzir os congestionamento na região no acesso e saída da ponte.
“A medida vem se mostrando positiva, assim como a da General Rondon. Porém, nesse período de obras na rua Dr. Paulo Hervê, vamos interromper a operação para reduzir o impacto do trânsito na região. Já que no ponto da obra da rua Dr. Paulo Hervê já há um estreitamento da via”, informou o presidente da CPTrans.
Leia também sobre Petrópolis e região: