• Prefeitura vai contratar 280 leitos de longa permanência além de 95 em clínica médica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2023 03:23

    Além de licitar 95 leitos de clínica médica ao custo de R$ 5,5 milhões por ano – mais de 34 mil diárias reservadas para pacientes da rede pública – a prefeitura também vai investir em outro atendimento pelo SUS que é crucial para o paciente: a hospitalização de longa permanência. Para este tipo de internação, a prefeitura quer contratar 280 leitos que somam 100.800 diárias, um valor estimado de R$ 10,4 milhões.

    277 mil dependem do SUS

    Estes leitos – tanto de clínica médica quanto de longa permanência – na rede particular vêm se somar aos que são oferecidos nos hospitais públicos municipais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp. A capacidade destas duas unidades não é suficiente considerando 277 mil habitantes da cidade sem plano de saúde que dependem do SUS.

    Como assim?

    Eu só acredito vendo e vendo custo a acreditar. E não é que instalaram um pia na lateral da Catedral de São Pedro de Alcântara? Gente, uma pia ou um tanque de lavar roupas? Na verdade, o fato é que tem ligação de água vindo da rua, com o tanque pregado no muro, com ripas de madeira, tudo na base do improviso. E o descarte é da água depois de usada na pia é dentro do ralo na rua? E olha que a Catedral acabou de passar por um delicado e bem-sucedido restauro. E aí ganhar uma pia em sua fachada é o fim da picada.

    Tão aí os registros da pia (ou tanquinho) acoplada ao muro da Catedral que não nos deixam mentir. A gambiarra talvez vire uma atração num dos pontos turísticos mais visitados (e tombado) na cidade. Quem sabe não vira tendência?

    Urgência!

    Gente, na boa: o paciente que vai de ambulância e chega vivo ao Hospital Alcides Carneiro é um verdadeiro milagre. Porque se tem uma rua esburacada em Corrêas é essa de acesso à unidade hospitalar. É um sacolejo dentro dos veículos que nem mesmo amarrado na maca deve resolver. Vamos gastar um dinheiro num asfalto ali pessoal! É caso de saúde pública.

    Mosaico

    Falando nisso, a rua da lateral do Palácio Itaboraí, no Valparaíso, que dá acesso ao Cemitério, é a personificação da colcha de retalhos. Foi tanto, mas tanto tapa-buraco, que virou um mosaico e justamente ali, junto com a Fabrício de Mattos, a rua do Cemitério, é uma das rotas alternativas importantes para o trânsito, principalmente agora, durante a Bauernfest.

    Agravante

    A gente também não pode deixar de assinalar. Nem mesmo toda a engenharia de tráfego do planeta pode garantir que não haja retenção de trânsito na Bauernfest, como tem em maior ou menor grau dependendo da qualidade do planejamento. Porém, temos um agravante este ano para quem depende dos ônibus: a falta de 17 deles queimados no incêndio da garagem da PetroIta e Cascatinha e, até hoje, não repostos. São vários ônibus fazendo percurso de 2, 3 linhas e aumentando o tempo de viagem e a lotação dos veículos. E para o pobre trabalhador que depende de condução neste período de Bauern vai ser mais tempo dentro ou a espera do ônibus e ainda mais aperto.

    Essa, não!

    Pessoal fica triste, mas vamos contar mesmo assim: a gente falou que a eleição da rainha e princesas da Bauernfest acontece durante a festa e não mais antes, como era. E não é mesmo uma boa ideia porque a eleição sendo dia 02 e a festa terminando dia 09, o reinado é de apenas sete dias. E rainha e princesa não estando eleitas não foram divulgar antecipadamente a festa em outras cidades como deveria a prefeitura ter providenciado. Mas, poderia ser ainda pior: a eleição, dia 02, vai ser presencial, mas se cogitou em fazer online. Graças a Deus alguém de juízo demoveu o pessoal dessa ideia…

    Música

    Essa é uma notícia boa: o Instituto Municipal de Cultura contratou Joãozinho do Cavaco para lecionar em oficinas de música no Centro de Cultura até dezembro.

    O escritor e cientista José Luiz Alquéres lança hoje, às 17h, na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. o livro “Uma Crônica da Ciência no Ocidente”. O evento contará convidados para uma mesa de debate sobre a obra. O autor enfatiza em livro a urgente necessidade de abordar as Ciências e Humanidades de maneira integrada, visando alcançar, em apenas uma geração, a sustentabilidade do planeta. A entrada é gratuita.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas