• Prefeitura vai assumir coleta de lixo e deixar de terceirizar o serviço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/06/2023 04:08

    Está desfeito o mistério sobre como será a operação da coleta de lixo a partir de julho quando o contrato com o consórcio LimpSerra, formado por PDCA e Força Ambiental, se encerra após cinco anos em vigor. A prefeitura pretende assumir ela própria a operação. Para isso está licitando o aluguel de caminhões de coleta.  O processo está sendo feito pela Comdep, que será a contratante dos veículos alugados.

    Aluguel de caminhões, combustível e motoristas

    A licitação prevê o aluguel de 28 caminhões de coleta sendo cinco de menor porte para acesso a alguns locais mais estreitos. Combustível e motoristas vão ficar por conta da empresa que será contratada. Deste total de veículos, 16 de maior porte terão atividades de dia e seis à noite. De diferente do modelo usado pela gestão Bernardo Rossi é o número de caminhões pequenos que caiu de sete para cinco. O resto é igual.  Porém, os coletores de lixo serão contratados pela Comdep.

    Destino final

    O lixo vai continuar sendo levado para o ‘transbordo’ às margens da BR-040. O que acontece depois disso é que ainda não foi revelado. Desde a gestão Rossi, depois de levado ao transbordo, o lixo seguia para um aterro particular em Três Rios, medida adotada a partir de julho de 2017 quando o aterro de Pedro do Rio foi considerado (mais do que) saturado.

    Em cima da hora

    Mas, como sempre, a prefeitura deixou tudo para a última hora. A licitação acontece dia 22, às 10h, na sede da Comdep. E será que dá para finalizar até o vencimento do contrato com as atuais operadoras do serviço que termina em julho? Teria o Tribunal de Contas do Estado dado o sinal verde?

    E as caçambas?

    Agora, vamos dar uma ajudinha: e as lixeiras? Porque até a onde a gente sabe aquelas grandes, de plástico, são da Força Ambiental. Se a empresa encerrar o contrato vai levar embora ainda que sejam lixeiras bem velhas, amarradas com arame etc. Então, vale a dica para a Comdep: dá tempo de comprar. Porque pelo edital a gente só vai ter direito a 20 caçambas, daquelas de ferro. Por nada!

    Situação de lixo acumulado na entrada do Vale Florido, na Fazenda Inglesa. Eram duas lixeiras, que já não davam vazão e uma foi suprimida, chegando a este estado atual.  

    Copa Tribuninha

    Já está ficando tudo pronto para edição 2023 da Copa Tribuninha, uma tradição no esporte da cidade. Representantes das equipes participantes se reuniram no auditório da CDL com o diretor-presidente da Tribuna, Francisco Orleans, e Hingo Hammes que, antes de ser vereador é professor de educação física e entusiasta dos esportes. No encontro, foram apresentadas a dinâmica e regulamento da competição. A Copa Tribuninha será disputada nos dias 17 e 24 de junho no Estádio Cascatinha, nas categorias sub 9 e sub 11.

    Antes da bola rolar em campo, os preparativos: organizadores da Copa Tribuninha reunidos com os participantes para a divulgação dos regulamentos e detalhes da competição, uma tradição para os jovens talentos de Petrópolis.

    Alunos a pé

    E vamos a um exemplo da deficiência do transporte que nem tem a ver com o incêndio. No caso são as linhas para os distritos. Em Nogueira, por volta das 07h, é habitual o 700 passar cheio e o motorista não parar no ponto para pegar os alunos que, muitas das vezes, perdem o horário de entrada nas escolas. Pais de estudantes que nos escreveram com essa queixa dizem que nem adianta reclamar com a empresa ou a CPTrans.

    Pintura coletiva

    O Solstício do Som está convocando os artistas do segmento de artes visuais para uma pintura coletiva no dia 15 de junho, às 14h30, no coreto da Praça da Liberdade. O resultado final da ação será exposto na Galeria Michael Lennertz durante o festival, que será entre os dias 16 e 21 de junho, também na praça.

    Homenagem Cremerj

    Durante o II Fórum CREMERJ da Região Serrana, realizado no campus da Unifase/FMP, o médico Paulo César Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) por toda a dedicação, ética e profissionalismo no exercício da medicina.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas