• Prefeitura ‘troca’ secretarias do Trabalho e da Mulher pela da Pessoa com Deficiência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2023 03:29

    Parece que a prefeitura sepultou a ideia de criar as secretarias de Trabalho e da Mulher. As estruturas previam a criação de 52 novos cargos e Bomtempo retirou o assunto da pauta da Câmara porque não houve acordo com os vereadores e a matéria seria rejeitada. Mas, agora, vai criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência. Não que os três temas não sejam importantes, mas na tentativa das duas primeiras não houve um, digamos, ‘forte apelo’ junto aos vereadores.

    Invertida

    Na verdade, Bomtempo quer dar um xeque-mate na Câmara. Porque os vereadores rejeitaram as secretarias de Trabalho e da Mulher e não foram repudiados por isso, muito pelo contrário, tiveram aprovação da população, considerando que já são 21 as pastas incluindo as empresas de economia mista.  Agora, o governo crê que se não aprovarem uma pasta para pessoas com deficiência os vereadores podem ter desgaste. Petrópolis tem uma população de 50 mil pessoas com algum tipo de deficiência dependendo de aplicação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida.  A previsão é de que a pasta tenha pelo menos 25 novos cargos.

    Tecnologia já era

    Já a anunciada Secretaria de Tecnologia morreu mesmo. O assunto foi apresentado por Bomtempo em uma reunião com o setor em meados do ano passado. Porém, para a decepção do segmento, ficou só no discurso.

    E tem petropolitana na telinha. Karine Teles, que fez a Madeleine, de Pantanal, está de volta às telinhas com a personagem Carol na novela “Elas por elas” que acaba de estrear.  (Foto de João Miguel Junior).

    E foi dada a largada!

    E começou a campanha para eleição dos conselheiros tutelares. Como são três núcleos, o total  são 15 vagas que estão sendo disputadas por 52 pessoas. E tem assim um clima de campanha para vereador, com adesivos nos carros, mensagens em aplicativos e santinhos.

    Podia ser assim

    Porém, diferentemente da eleição para vereador que é só se inscrever e disputar, para os Conselhos Tutelares tem uma série de exigências. Os candidatos passam por uma seleção, que incluiu a análise de documentos, a realização de provas e um curso de capacitação. Podia ser assim pra vereador também. Só essa seleção já nos livraria de muita coisa.

    Impugnação

    E mal começou a campanha e já tem pedido de impugnação de candidatura. Chegou denúncia ao Ministério Público de apoio de um vereador a um dos candidatos. Foram anexadas à denúncia imagens de mensagens que seriam do celular do vereador Gil Magno pedindo votos a um dos candidatos. De acordo com o artigo 78 do edital, é vedada a vinculação do nome de ocupantes de cargos eletivos  como vereadores, prefeitos, deputados etc aos candidatos.

    Subiu para 73

    A gente falou aqui ontem da quantidade de quebras em ônibus do sistema de transporte público da cidade. Até o fechamento da coluna, às 20h, na quarta-feira, eram 69 casos de quebra apenas este mês, estatística de membros do Conselho Municipal de Trânsito. Eis que logo em seguida foram registrados ainda o carro 2034 linha 209 da Petro Ita, rebocado no Dr. Thouzet e dois ônibus da viação Cascatinha, números de ordem 5029 e 5035 quebrados na Rua Caldas Viana no Centro. Ontem à tarde, o ônibus do Sargento Boening não conseguiu subir a rua e deixou o pessoal a pé.  

    Iabadabadu!

    Falando nisso, no rol de motivos de quebra dos coletivos – além dos tradicionais motor que ferveu e não teve força para subir a ladeira – tem um que chama a atenção pelo inusitado e também pela frequência que acontece: assoalho desmontando. Gente, qualquer dia desses usar estes ônibus vai ser igual a andar no carro dos Flinstones. É engraçado e triste ao mesmo tempo.

    Contagem

    E Petrópolis está há 142 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    A primavera traz sempre a beleza do florescer das sapucaias em Petrópolis, aqui em foto de Breno Madeira.

    3 passos

    Está chegando a época mais importante para o comércio: as vendas do final do ano e, para fortalecer as vendas, é necessário muito mais do que planejamento. Para auxiliar os empresários petropolitanos, o Sicomércio realiza, segunda-feira, a palestra “3 passos para uma loja Lucrativa”. O tema será ministrado por Claudia Lacerda, especialista no assunto. Ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (24) 98865-2001.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas