Prefeitura teve contas bloqueadas para pagamento de precatórios
E a gestão interina de Hingo Hammes também teve contas bloqueadas judicialmente como nos governos oficiais anteriores, cada um por um motivo diferente. Desta vez, com mais de R$ 190 milhões em precatórios a pagar – a prefeitura na gestão Bernardo Rossi não fez o dever de casa e a bola de neve cresceu ainda mais. Agora, o Tribunal de Justiça bloqueou das contas da prefeitura a receita de ICMS para pagar precatórios. A prefeitura está conseguindo dar uma contornada, mas é preciso uma solução definitiva.
Pode apostar
Uma lei estadual já vigora obrigando os bancos a oferecer álcool gel nos caixas eletrônicos bem ao ladinho das máquinas. E que comece a contagem regressiva para o monte de máquinas quebradas, afinal, gênios ao invés de limpar as mãos com álcool vão é espirrar o desinfetante nas máquinas…
Artesanato
E já começou a tradicional feira de artesanato de Natal do Educandário Terra Santa. São artigos religiosos, jogos e brinquedos além de muitas guloseimas. Esta semana ela segue até sábado e, depois, retorna entre os dias 14 e 18, sempre das 9h às 16h30. A entrada e o estacionamento são gratuitos para os visitantes.
Ah, não!
E conforme a gente noticiou, uma lei municipal, em vigor, vai obrigar a Águas do Imperador a colocar – e de graça – aparelhos que tiram o ar da tubulação. Isso para a gente deixar de pagar ar ao invés de água, uma solução esperada há anos pelos petropolitanos. É de se esperar que o faturamento da empresa caia de forma contundente com ‘menor consumo’ nas casas e empresas. Na verdade, estaremos pagando pelo ‘produto’ água. Porém, como nada nesta vida é de graça, é bom ficarmos atentos. O custo desses equipamentos e um menor faturamento podem significar tarifa maior? Tá na época de a prefeitura autorizar reajuste das contas. É sempre no finalzinho de dezembro.
Contagem
Petrópolis está há 335 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Atacadão
E já se sabe que o Extra do Quitandinha vai virar Assaí. Os supermercados da bandeira Extra, adquiridos pelo atacadista Assaí passaram por uma análise sobre quais lojas poderiam ser transformadas em atacadão e essa, de Petrópolis, foi a escolhida. A loja faz um bota-fora de eletrodomésticos antes da transformação.
Tradição védica
Petrópolis vai ser a primeira cidade no Brasil a ganhar um centro tradicional de estudos avançados da tradição védica: um Gurukulam. O espaço é destinado a que um professor tradicional de Vedanta e estudantes residam em um mesmo local, por um período, com a função principal de aprofundar os conhecimentos védicos e sobre espiritualidade. O projeto, sem fins lucrativos, é uma iniciativa do Instituto Vishva Vidya que há sete anos ensina Vedanta, Sânscrito e outras disciplinas da Tradição Védica de forma online, somando mais de 150 mil alunos de todo país e do mundo.
Já era uma bagunça…
Você conferiu aqui nas páginas da Cidade da Tribuna que a CPTrans instalou placas de rotativo na Barão onde fica a ciclofaixa. Isso para cobrar estacionamento dos turistas no Natal Imperial. Mas, vamos combinar: a ciclofaixa é uma piada com carros estacionados ao longo de vários trechos, paradas de ônibus, carga e descarga e com carros em movimento invadindo a marcação. Nunca funcionou direito mesmo.
Juntos e misturados
E a política tem essas coisas sensacionais quando se é definido na esfera nacional. Quem diria que o PL local presidido por Bernardo Rossi hoje tem o presidente Jair Bolsonaro como filiado… E assim vai permanecer até a brecha eleitoral que permita que Rossi vá para o PSDB.
Eu, hein!
Sabe o caso da compra de madeiras – coisa pouca de R$ 2,4 milhões – feita pela Comdep? Então, fomos perguntar a uma madeireira quantos caminhões dava, mas nem eles souberam calcular porque nunca viram tanto pau para toda a obra.
Vacas gordas
Nada como a venda da Cedae, né? O salário dos 420 mil servidores do estado, de novembro, será pago na sexta-feira. O décimo terceiro no dia 17, três dias antes do que manda a lei e o salário de dezembro vai ser pago no dia 30 de dezembro. Todas as folhas de 2021 estarão quitadas dentro do ano.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br