Prefeitura terá que retirar estrutura para posto da Guarda da Praça da Inconfidência
O posto fixo da Guarda Civil que começou a ser instalado há 10 meses na Praça da Inconfidência, no Centro, terá que ser retirado do local. O projeto não foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e nem pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Segundo a Prefeitura, a instalação estava sendo feita em parceria com empresários da região, que custearam a aquisição da cabine.
Leia mais: Prefeitura anunciou obra em janeiro
A estrutura começou a ser montada em janeiro deste ano, com dois ambientes (uma sala de atendimento e um local para refeições), além de banheiro. O projeto, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, foi submetido aos órgãos de tombamento, mas o escritório técnico regional do Iphan e do Inepac explicaram que o documento apresentado tinha como endereço a Rua do Imperador, na calçada próxima à saída do Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina.
Leia mais: O drama invisível e os altos riscos que vivem os moradores de rua
Na Praça da Inconfidência, as paredes e o telhado estão montados, mas os trabalhos não andaram. Em março, a Tribuna já havia noticiado o abandono da estrutura. Pessoas em situação de rua estavam usando o local como abrigo. Na ocasião, a Prefeitura não informou qual era o prazo para que a construção fosse concluída, mas garantiu que, após a montagem, o posto funcionará 24 horas com dois agentes, além de ser um espaço para apoio operacional das equipes que atuam no Centro Histórico.
Na Praça da Inconfidência, já há alguns anos, existe uma cabine, que funcionava como apoio ao Centro de Informações Turísticas. Hoje, a estrutura também está fechada. A sede da Guarda Civil fica na Rua Santos Dumont e ainda há uma base fixa nos distritos – 2ª Inspetoria, instalada no Parque Municipal de Itaipava – além o posto fixo na Praça da Liberdade. O ônibus de videomonitoramento atualmente está estacionado dentro do Terminal Centro.
O Inepac informou que vai notificar a Prefeitura, para que a instalação seja removida da Praça da Inconfidência e instalada no endereço em que o projeto foi aprovado.
A Prefeitura foi consultada, e informou que a Guarda Civil estuda a possibilidade de deslocar o posto fixo para um local mais próximo ao Terminal Centro. Sobre as obras, a Guarda garantiu que vem mantendo contato os responsáveis pelo serviço, solicitando a conclusão da instalação do posto.
Leia também: TCE diz que núcleos esportivos em Petrópolis, pagos pelo Estado, não existem; organizações contra-argumentam
Leia também: TCU mantém suspensão das obras para construção da nova pista de subida da serra