• Prefeitura terá que apresentar plano de trabalho para desobstrução de bueiros e galerias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Ministério Público cobra ações de limpeza da cidade

    14/07/2022 13:45
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura terá que apresentar ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) um plano de trabalho para a desobstrução de bueiros e galerias. O pedido foi formalizado nesta segunda-feira (11), durante a reunião do grupo de trabalho que acompanha e discute as obras de macrodrenagem na cidade. Como mostrou a Tribuna na última semana, bueiros e galerias não receberam limpeza após as chuvas deste ano. 

    Durante a reunião, realizada com a promotora de Justiça Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, a representante do Comitê Piabanha, pontuou a necessidade de medidas urgentes para o próximo verão, já que o assoreamento das calhas está evidente, sendo necessária a dragagem de montante para jusante. Afirmou também que os bueiros e galerias continuam entupidos, conforme observado na última vistoria nas áreas das bacias afetadas. 

    O MPRJ que, vem cobrando informações sobre o trabalho de limpeza e desobstrução das calhas dos rios desde o início dos trabalhos de resposta às tragédias,  solicitou ao Município a apresentação de um plano de trabalho para a desobstrução dos bueiros e galerias.

    Também participaram da reunião, um representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) que deu um panorama dos trabalhos para o início da obra no Túnel Extravasor. Segundo a Seinfra, a topografia, levantamento do emboque, levantamento topográfico ao longo do túnel e ensaios geofísicos já estão prontos. Além disso, a empresa de fiscalização da obra já foi contratada e a empresa que executará a obra já foi escolhida e, segundo o órgão, em breve, será montado o canteiro de obras para a recuperação do túnel extravasor e rua do túnel. 

    A Cohidro, contratada para estudos sobre a mitigação das cheias no Centro Histórico, informou durante a reunião que o relatório de hidrologia, análise dos estudos existentes, topografia parcial e parte da modelagem, também estão prontos e foram entregues ao Inea. A partir dos estudos apresentados, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) irá ampliar medidas para melhoria da macrodrenagem nas bacias do Quitandinha e Piabanha.

    Também estiveram presentes na reunião, representantes do Inea e da Procuradoria do Município.

    Últimas