• Prefeitura tem R$ 90 milhões em precatórios a serem pagos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/12/2021 02:14

    Entra prefeito e sai prefeito e a bomba continua armada: pagamento de precatórios, soma que alcança R$ 90 milhões. E a fonte de recursos que a justiça vai bloquear para o pagamento desses processos é da arrecadação de ICMS. A não ser que se consiga negociar mais prazo. Antes de deixar a prefeitura o interino Hingo Hammes estava tentando.  E agora Bomtempo vai precisar retomar esse papo.

    Retorno

    A ‘nova’ decisão do ministro Humberto Martins do Superior Tribunal de Justiça sobre o caso Bomtempo nada mais é do que uma continuação da mesma ação, de improbidade e perda de direitos políticos. A sentença recente veio após a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio ter informado ao ministro Humberto Martins sobre a decisão anterior, da desembargadora Daniela Brandão Ferreira. Assim, o ministro acatou as justificativas do TJ e o processo na 4ª Vara Cível terá prosseguimento.

    No STF

    O próximo embate, porém, deve se dar na esfera do Tribunal Superior Federal.  Basta que o Ministério Público Eleitoral ou o PL de Bernardo Rossi – que já teria se adiantado, inclusive – ingresse com um recurso, provocando um novo julgamento fora da esfera do Tribunal Superior Eleitoral. E isso pode se dar em recesso do judiciário em plantão da justiça. Quem entende do riscado crê que pode ter uma reviravolta antes da primeira quinzena de janeiro.

    Pressão

    O governador Claudio Castro acompanha de perto e com interesse, se é que me entendem, o caso Rubens Bomtempo. E Hingo Hammes, o ex-interino, apoiado por Castro, também. Castro é ligado aos bolsonaristas do primeiro escalão federal e familiar do presidente. Enquanto Bomtempo teve o apoio da esquerda com deputados e presidentes de partidos contrários a Bolsonaro sem falar no presidente da Alerj, o petista André Ceciliano. Mais do que uma briga política local, o caso pode se transformar em uma disputa direita x esquerda em escala superior.  

    Vidente

    Será que o deputado Áureo, do Solidariedade, viu além de todo mundo e nem veio para a posse de Bomtempo e Mustrangi ainda que o vice-prefeito seja de seu partido?

    Domingão de Natal

    É gorda a programação deste domingo no Natal Imperial. Na Praça da Liberdade as atividades começam pela manhã, às 11h, com o “Concerto de Natal dos Menestréis”. À tarde, a partir das 14h, tem shows com a Banda Sambalanço e com Saulo Von Seehausen, o Saudade. E, às 20h, apresentação da Christmas Band. A Casa do Papai Noel também será bem animada no domingo: às 16h tem “Contação de História para todos que olham para o Céu” e, às 19h, show com Letícia Laranja. Toda a programação é gratuita.

    Saudade e Letícia Laranja: artistas que são atração de hoje no Natal Imperial. Ele na Praça da Liberdade, às 16h, e ela na Casa do Papai Noel, no Palácio Sérgio Fadel, às 19h.

    Eita, nós!

    Apoiador de primeira hora de Rubens Bomtempo, Juvenil Santos esperava estar no secretariado da nova gestão, mais especificamente na Coordenadoria de Relações Institucionais. Mas, numa reunião com Bomtempo foi informado que o governo precisa de alguém mais, digamos, juvenil.

    Colônia portuguesa

    Uma das novidades para 2022 no calendário oficial de eventos de Petrópolis é a Festa da Cultura Portuguesa.  Já não era sem tempo, afinal, já temos as festas afro-brasileira, germânica, japonesa e italiana. A prefeitura confirmou a data de 13 a 15 de maio, mas ainda sem detalhes de local e atrações. Mas, uma coisa e certa: comida boa não vai faltar.

    Não avançou

    E a gestão interina de Hingo Hammes também patinou em Desenvolvimento Econômico. Sem empresas captadas para a cidade, muito menos para o Distrito Industrial da Posse e nem um boom para o turismo de negócios, uma pecha defendida pelo governo. Nem mesmo o projeto ‘Adote uma Praça’ mostrou resultados.

    Remanescente

    Mesmo assim, Marcelo Soares deve permanecer no cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico.  Haveria projetos saindo do papel para o distrito industrial da Posse, conduzidos por Soares.  Como é um nome independente de Bernardo Rossi e Hingo Hammes, ainda que tenha habitado essas gestões, deve continuar à frente da pasta.

    Vamos combinar: há tempos a gente precisava viver e registrar uma imagem perfeita como essa: sol, gramado, crianças, doguinhos, cerveja… E Petrópolis conseguiu momentos bacanas como este, do Natal cervejeiro, neste final de ano!

    Corre, gente!

    E ontem de manhã seguiam apressados rumo à Avenida Koeler os ex-vereadores Márcio Arruda e Anderson Juliano.  Devia ser alguma reunião por ali e estavam atrasados. Por isso, nem pararam para um cafezinho.  Mas a reunião não era na prefeitura, não, né?

    Ah, esses hackers…

    Não sei, não… Mas aquele lance de a conta do Instagram do ex-vereador Leandro Azevedo ter sido hackeada não tá com cara de golpe, não. Tá com cara de gozação. Os hackers colocaram à venda eletrodomésticos como se fossem de Leandro. Máquina de lavar, geladeira, micro-ondas…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas