• Prefeitura suspende projeto de estímulo à leitura nos terminais do Centro e Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/08/2019 09:19

    As mudanças promovidas pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes no funcionamento dos equipamentos públicos incluíram também o projeto Livro no Ponto, que oferecia aos passageiros de ônibus uma pequena biblioteca nos terminais de Corrêas e Itaipava. As estruturas, instaladas em 2015, estão fechadas desde o início do ano, deixando de oferecer opções de leitura ao público. No domingo, a Tribuna mostrou que outras mudanças também foram implementadas na Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, que não abre mais aos sábados, e no Centro de Cultura Raul de Leoni, que abre nos fins de semana apenas quando há eventos.

    O projeto “Livro no Ponto” oferecia empréstimo de livros gratuitamente à população. Eram 800 títulos de temas variados em cada estrutura. Só em 2016, o projeto conseguiu alcançar quase 500 novos sócios nas duas unidades, e realizou mais de 3,3 mil empréstimos. Para participar, bastava fazer uma ficha no local, com documento de identidade e comprovante de residência. No caso de crian- ças e adolescentes, era preciso ter a autorização dos pais. O empréstimo valia por 15 dias.

    De acordo com a Prefeitura, os serviços prestados pelas minibibliotecas dos terminais foram suspensos para que fosse feita a reformulação e aprimoramento do projeto. No ponto que fica no Terminal de Corrêas, segundo a Prefeitura, o computador estava quebrado, o que impossibilitava o cadastramento de novos sócios, e das doações de livros que chegavam. Também era necessária uma atualização do acervo, que era o mesmo desde 2015.

    Quem tinha o hábito de pegar os livros lamenta e lembra que muita gente sequer sabe o motivo da suspensão. “Muitas pessoas pegavam os livros dentro do terminal. É uma pena estarem fechados. Nós não sabemos nem porquê do projeto ter parado”, lamentou um usuário que não quis se identificar. Em nota a Prefeitura informou que “o programa está sendo reformulado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes para ser relançado no segundo semestre com melhor atendimento aos usuários, acervo ampliado e bem conservado”. 

    Últimas