• Prefeitura rompe com laboratório denunciado por fraude na Saúde do Estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/06/2020 00:01

    Não é mais

    O laboratório DPAD, citado na operação Favorito que investiga fraudes no governo Witzel, não é mais contratado do Sehac, que administra o HAC e as UPAs.  Segundo o Sehac, tão logo souberam do envolvimento em fraudes romperam o contrato com o laboratório e contrataram emergencialmente o laboratório Plasma.  O DPAD fazia os exames das UPAs desde a época em que o Consórcio Saúde legal, de Mario Peixoto, empresário preso na operação da PF, administrava as unidades de Petrópolis. 

    Bauer…

    Como todo mundo já sabe, infelizmente, por conta da pandemia da Covid-19, a Bauernfest deste ano já era. A Prefeitura anunciou oficialmente que a festa será realizada apenas ano que vem, sepultando as esperanças de uma Bauern fora de época no segundo semestre. 

    …e o Natal 

    Além disso, o Natal Imperial também subiu no telhado. É uma festa que trouxe turistas nas três edições da atual gestão, mas que dá desgaste político ao prefeito. Bernardo Rossi, em 2019, já estava por aqui com a festa e nem queria mais realizar com muita pompa. Na verdade, acabou sendo meia boca, com menos brilho e público do que em 2017 e 2018. 

    Eu, hein!

    Com quatro vereadores que retornaram suas funções depois de presos e afastados – e um deles, Paulo Igor, ainda longe do legislativo por determinação da Justiça – , a Câmara de Vereadores iniciou a votação da Semana de Combate à Corrupção, a ser celebrada sempre em dezembro.  Partisans apostam que a população vai abraçar esta ideia em uma legislatura tão cândida e correta. 

    Duas craques – Flávia Castellain, coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP e Kátia Manangão. Elas comandam o Junho Violeta, uma websérie especial no canal da Universidade no Youtube. Os episódios vão abordar diversos temas pertinentes ao público da melhor idade. 

    Linha de frente

    E a comissão de vereadores – que não é a CPI do Covidão – está vistoriando locais e equipamentos que estão atendendo pacientes da Covid-19. Começaram pelo Hospital Alcides Carneiro e Partisans chegaram a achar estranho, afinal, lá só tem dois pacientes de coronavírus internados.  Mas, eles foram atrás de informações – e providências – sobre os 40 funcionários da unidade que estão afastados porque foram infectados. 

    Ah, essas lives…

    E ontem teve live do prefeito sobre a Covid-19. E estreou o intérprete de libras, uma cobrança (justa) de vereadores nas transmissões oficiais da prefeitura.  Partisans, horríveis que somos, não podemos deixar de fazer a perguntinha: é intérprete ou sósia? O cara tava com casaco e cabelinho igual do Bernardo Rossi.

    E o distanciamento?

    Também não pudemos deixar de reparar a proximidade dos dois, prefeito e intérprete. Praticamente um boneco de ventríloquo sentado no colo… Dizem que o secretário de Administração, Marcus von Seehausen, foi visto do lado de fora da sala chorando porque perdeu a vaga ao lado do prefeito…

    10 mil testes

    Somados os testes vindos do estado (3,6 mil), os com verba destinadas pelo governo federal (2,4 mil) e ainda os quatro mil que a prefeitura comprou da China temos 10 mil testes de Covid-19 em Petrópolis.  Vocês também acham que a prefeitura tem testado pouco as pessoas com sintomas?  Pelo menos agora vão fazer em drive thru. Partisans tavam até pensando que só ia rolar quando a curva já tivesse descendendo. 

    Já em Maricá…

    Em comparação, a Prefeitura de Maricá que adquiriu mais de 40 mil testes, agora está estando até os assintomáticos. Começou pelos idosos e depois vai estender a toda a população. De início serão 25 mil testes. 

    Ambulante

    Causou comoção e revolta nas redes sociais a apreensão de cuscuz de um vendedor ambulante não licenciado.  Pessoas em volta gravaram a ação que resultou na apreensão das mercadorias e do carinho do vendedor.  Não fazemos juízo da ação, mas quem levou a breca nas redes foi o prefeito Bernardo Rossi.

    Folga

    O vereador Leandro Azevedo, prefeitável, descobriu agora que o Covid-19 folga nos finais de semana em Petrópolis. Usou as redes sociais para reclamar que aos sábados e domingos o boletim da prefeitura não é atualizado. Ô, fofo: a gente já tinha falado isso aqui há semanas…

    Nos bairros 

    Tem muita gente denunciando que nos bairros funcionam bares e biroscas, com aglomeração, evidente, pessoas sem máscaras e tudo o mais.  Bairro da Glória e Independência parece até festa nos finais de semana. A fiscalização recebe denúncias pelo WhatsApp (24) 9 9860-0845.

    Mais UTIs

    Petrópolis está perto de alcançar os 144 leitos de UTI específicos para Covid-19.  Faltam apenas iniciar o funcionamento 22 unidades no Hospital Nossa Senhora Aparecida e mais cinco na UPA de Cascatinha. 

    Os funcionários do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa receberam uma merecida homenagem esse mês. O mimo foi um café da manhã onde os abraços foram substituídos pelo mais novo cumprimento adotado na pandemia: o toque de cotovelo. “Sim, havia muita coisa nesse mundo que precisava mudar… Mas também há muita coisa boa que precisa permanecer, como o espírito de coletividade e o altruísmo dos nossos colaboradores”, diz o diretor executivo operacional do SMH, Fernando Baena.

     

    Últimas