Prefeitura reforça fiscalização nessa segunda etapa de abertura do comércio e serviços
O prefeito Bernardo Rossi anunciou o reforço na fiscalização nesta segunda etapa de abertura do comércio e serviços. Em decreto publicado no Diário Oficial, cada secretaria será obrigada a disponibilizar pelos menos dois servidores para atuarem nas vistorias. Na manhã desta segunda-feira (15), a operação nas ruas do Centro e bairros para fiscalizar o funcionamento das atividades da linha amarela já contou com mais fiscais.
Leia também: Restaurantes, hotéis, pousadas e academias serão as próximas atividades a ter permissão para funcionamento
“Estamos reforçando a fiscalização neste momento em que mais setores do comércio estão abrindo. É importante que todos cumpram os decretos e que a população colabore. A orientação ainda é para ficar em casa e só sair quando necessário. Nós ampliamos a rede para atender os pacientes com Covid-19 e hoje estamos com uma taxa de ocupação em torno de 30%, mas, com a reabertura do comércio, se essa taxa aumentar muito e chegar a 80%, vamos ter que retroceder na flexibilização. Por isso pedimos que a população se conscientize e que todos façam sua parte”, disse o prefeito.
O reforço na fiscalização e a realização de campanhas de sensibilização da população foram dois pontos abordados em reuniões realizadas esta semana entre a Prefeitura, os ministérios públicos Federal e Estadual e o Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde). Com as diversas denúncias sobre o descumprimento dos decretos e a baixa adesão ao isolamento social, os procuradores recomendaram à Prefeitura que faça a captação de agentes comunitários de saúde para atuarem nas comunidades.
Leia também: Lojas da Rua Teresa voltam a funcionar depois de quase 90 dias fechadas
Na manhã desta segunda-feira, os fiscais percorreram a Rua Teresa, que teve permissão para a reabrir nesta nova etapa da flexibilização, com horário diferenciado, de 10h às 16h. No local eles orientaram os lojistas e comerciários sobre os cuidados que devem tomar para o atendimento ao público. Com o movimento fraco neste primeiro dia de funcionamento depois de quase três fechado, a fiscalização focou na orientação dos consumidores e lojistas.
As equipes da Prefeitura também percorreram os bairros e distritos para verificar se houve descumprimento as medidas de restrições neste momento de pandemia. “As barreiras sanitárias continuam funcionando na cidade e vamos seguir o nosso plano de flexibilização. Não estamos seguindo os decretos do governo do Estado. Temos os nossos decretos que devem cumpridos. Estamos dando um passo de cada vez, abrindo as atividades de forma gradual para garantir a segurança da população”, concluiu o prefeito.
Leia também: Lojas localizadas dentro dos shoppings já estão autorizadas a abrir