• Prefeitura recua e diz, agora, que vai manter escolas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/11/2017 10:30

    A Prefeitura recuou da decisão de fechar turmas nas escolas Abelardo de Lamare (Caxambu), Arnaldo Dyckerhoff (Brejal, na Posse) e Felix VanErven (também na Posse). A intenção do governo municipal era promover mudanças para garantir a oferta de ensino em tempo integral no Caxambu e realizar reformas nas outras unidades, mas a iniciativa, da forma como foi determinada, vinha sendo duramente criticada por alunos e seus responsáveis,que defendiam investimentos para melhorar as estruturas, mantendo, no entanto, as turmas como são hoje. Nesta segunda-feira (27/11) o prefeito Bernardo Rossi recebeu uma comissão de produtores rurais e anunciou que desistiu de fazer as mudanças em 2018. 

    Segundo a Secretaria de Educação, a oferta de ensino integral nas escolas, uma exigência do governo federal, está atrasada na cidade. Hoje,apenas quatro unidades, de 115 escolas da rede têm ensino integral -o que representa 3,5% das unidades. São 504 alunos apenas – de um universo de 42 mil – estudando o dia todo. Pelo menos 55 escolas precisam ter o ensino o dia todo até 2025.

    No Caxambu, 100 alunos passariam a ter ensino integral e outros 115, de 5ª a 9ª série do ensino fundamental, seriam transferidos para outra unidade, a escola Senador Mário Martins, que fica a cinco minutos do local – 1,5 km – e o transporte desses alunos seria oferecido pela Secretaria de Educação, em ônibus escolar próprio.

    Já no Brejal e Posse, as aulas para 135 alunos seriam oferecidas em unidades próximas, nos próprios bairros, até que as unidades Felix VanErven de Barros e Arnaldo Dyckerhoff fossem reformadas.As obras emergenciais agora vão ocorrer mesmo com as aulas em curso. “Pontuamos com os moradores destas localidades as necessidades de alteração nestas escolas, porém, com a negativa pelas mudanças suspendemos as alterações.A meta também seria, com a reorganização da rede, aumentar vagas nas creches, uma necessidade grande no município”, justificou o prefeito Bernardo Rossi.

    Com a decisão, a E.M Aberlardo de Lamare continuará atendendo até o 9º ano do ensino fundamental. “Dessa forma não teremos mais o ensino integral da educação infantil até o 5º anodo ensino fundamental nessa escola. Os pais que já fizeram matrículas em outras instituições e quiserem voltar para a Abelardo poderão fazer a transferência sem problemas”, afirmou o secretário de Educação, Anderson Juliano.

    Escolas continuarão com classes multissereadas- As mudanças acabariam também com as classes multisseriadas, quando os alunos de anos diferentes estudam na mesma sala. Na Abelardo de Lamare são duas turmas multisseriadas – alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental estudam na mesma sala e com o mesmo professor. Na Félix Van Erve, a situação é a mesma, assim como na Arnaldo Dyckerhoff. Nestas unidades, no Brejal e na Posse, são alunos de 4º e 5ºanos do ensino fundamental que estudam na mesma sala e com o mesmo professor.“A intenção, nas escolas a serem reformadas, era não prejudicar o atendimento dos alunos caso eles tivessem que ser realocados nomeio do ano, quando as obras nas unidades escolares começassem. No entanto, os pais que desejarem poderão continuar com a matrículas dos filhos nas referidas escolas”, completou o secretário.


    Últimas