Quase três mil denúncias de aglomerações foram feitas à Prefeitura durante pandemia
Desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, a Prefeitura de Petrópolis já recebeu 2.754 denúncias sobre aglomerações e descumprimento das normas sanitárias em estabelecimentos comerciais. Nesses 10 meses, foram ao todo 261 termos de intimação, 143 autos de infração, 16 interdições e 36 termos de apreensão.
Só nessas duas semanas de janeiro de 2021, a Prefeitura já recebeu 24 denúncias – sendo a maioria delas de aglomerações. Também neste período, os fiscais do município já vistoriaram 44 estabelecimentos que receberam orientações sobre as medidas preventivas contra a disseminação da covid-19.
O governo municipal também iniciou este ano uma campanha para que as pessoas possam denunciar irregularidades. As denúncias podem ser feitas para a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h pelo telefone fixo (24) 2246-9043 ou pelo whatsapp (24) 99860-0845 de segunda a sábado (no mesmo horário).
Segundo a prefeitura, neste momento, a intenção é conscientizar os empresários, comerciantes e profissionais liberais para a importância de cumprir as orientações e normas sanitárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. O governo municipal, ressaltou que no caso de reincidência, o estabelecimento será multado.
No último fim de semana, a Tribuna recebeu denúncias de aglomerações, principalmente em bares. Em nota, a Prefeitura respondeu que o trabalho de fiscalização é realizado em toda a cidade e também em pontos específicos, como a Rua 13 de Maio e na Praça da Liberdade, no Centro da Cidade.