• Prefeitura realiza ação no Bosque do Imperador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Pessoas em situação de rua foram encaminhadas para o Unat

    18/08/2022 16:34
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    *Matéria atualizada às 15h43.

    Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) fizeram uma ação no Bosque do Imperador para o encaminhamento para o Unat (Unidade de Acolhimento Temporário). 

    De acordo com a Prefeitura, as pessoas que estavam no bosque e na calçada do INSS foram encaminhadas para a Unat, no Retiro, onde temporariamente está funcionando o NIS (Núcleo de Integração Social). 

    No local, havia cerca de 20 pessoas, conforme a Tribuna apurou, mas não foi informado pela Prefeitura se todos foram encaminhados para o acolhimento ou se aconteceu a mesma situação que no mês passado, durante uma operação na Travessa Prudente Aguiar. 

    Algumas dessas pessoas que dormiam na calçada do prédio do INSS, migraram para o local após uma ação chamada de “limpeza urbana” pela Secretaria de Assistência Social, realizada na Travessa Prudente Aguiar, no Centro, em julho. Na ocasião, os pertences das pessoas em situação de rua foram recolhidos pelos agentes e aqueles que aceitaram o acolhimento foram encaminhados, os outros que não aceitaram ficaram sem os pertences e continuaram na rua. (vide nota)

    Ação de limpeza urbana: Em ação de ‘limpeza urbana’ moradores em situação de rua têm pertences levados pela Prefeitura 

    De acordo com a Prefeitura, além da questão social, a ação também foi motivada pela questão dos moradores dos prédios vizinhos que cobram a liberação das calçadas e da praça do bosque. 

    “A Rede POP Rua reúne o poder público e a sociedade civil organizada. Nesta operação de hoje, a rede mostrou esse trabalho conjunto em prol de um interesse comum. Prefeitura e CDDH trabalhando juntos. Fora isso é importante destacar que, em julho, fizemos uma grande operação na Travessa Vereador Prudente Aguiar, no Centro. E hoje conseguimos devolver mais esse espaço ao cidadão petropolitano”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

    Operações 

    Em maio, a Secretaria de Assistência Social informou que deu início à Operação Inverno. Diariamente, uma equipe da secretaria percorre a cidade, buscando convencer as pessoas em situação de rua a dormir no Centro Pop (na Rua Dr. Sá Earp, 39, Centro), onde têm cama, cobertores, alimentação e banho.

    Na abordagem, a equipe da Secretaria de Assistência Social busca convencer essas pessoas a ir para o Centro Pop. Elas não são obrigadas a ir para lá. É um trabalho de conversa e esclarecimentos. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem problemas mentais ou com álcool e drogas.

    As pessoas que aceitam o convite para o acolhimento no Centro Pop passam pelo atendimento técnico e têm cama, cobertores, alimentação e banho.

    O que diz a Prefeitura:

    Após a publicação da matéria, a coordenadoria de comunicação da Prefeitura esclareceu que não houve limpeza urbana nesta ação realizada na última quinta-feira. De acordo com a coordenadoria, as pessoas em situação de rua que estavam no local foram escutadas e acolhidas. A coordenadoria vai levantar as informações sobre quantas pessoas foram encaminhadas para para o Unat e dará mais detalhes em relação aos pertences dos acolhidos.

    Esclareceu ainda que o termo “limpeza urbana” que foi utilizado no material divulgado pela coordenadoria de comunicação após a ação realizada em julho na Travessa Prudente Aguiar, se referia a limpeza na calçada que foi feita pela Comdep após a retirada dos pertences das pessoas que estavam no local, e que se tratava apenas de limpeza do local.

    Últimas