• Prefeitura quer que comércio funcione todos os dias durante a Bauernfest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/04/2019 09:00

    Com mais de 350 mil pessoas circulando pela Bauernfest, o evento ultrapassa os limites do burgo alemão e movimenta toda a cidade. Além de hotéis – que costumam chegar próximo dos 100% de ocupação nos fins de semana – o período é considerado um dos melhores da cidade também para o comércio, restaurantes e serviços. É por isso que a Turispetro já vem estimulando que empresários de diversos setores abracem ainda mais a festa e preparem um esquema de funcionamento especial para a Festa do Colono Alemão.

    Em 2019, chegando à sua 30ª edição, a Bauernfest acontece entre os dias 14 e 30 de junho, com exceção do dia 20 – feriado de Corpus Christ. Nessa data, a festa não funcionará em função das tradicionais procissões e os tapetes confeccionados durante a celebração católica, mas todos os outros atrativos da cidade estarão de portas abertas para receber turistas e petropolitanos. A expectativa é de que restaurantes, lojas, entre outros também funcionem.

    “Estamos incentivando o empresariado para que o visitante chegue e encontre a cidade em movimento, com o comércio aberto, ‘vestido’ de Bauernfest. Isso é muito importante para o turismo. O visitante que chega na cidade e encontra tudo funcionando ele consome e faz a nossa economia girar”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

    Leia mais: Bauernfest: festa funcionará em três fins de semana, com pausa para Corpus Christi

    Em reunião esta semana com a Turispetro, a empresária Alvanei Abi Daoud, uma das representantes do grupo de empresários da Rua 16 de Março, confirmou que o pólo de modas quer estar na programação da festa. “Já estamos nos movimentando para o evento, vamos enfeitar as lojas e muitas já confirmaram que vão abrir no feriado”, disse. O mesmo interesse também tem o Valparaíso Gourmet: “Também já estamos conversando com os empresários sobre a Bauernfest e no Valparaíso o turista tem mais opções gastronômicas além da festa”, completa a gestora do pólo, Evany Noel.

    Este ano, a festa foi expandida para 16 dias – 6 dias a mais do que no ano passado – e terá três fins de semana. O evento movimenta a economia e é considerada a 2ª maior festa da cultura germânica do país. Em 2018, foram mais de 200 atrações. Ápice da alta temporada, no período, a cidade também recebeu em torno de 880 veículos de turismo e comemorou a alta taxa de ocupação nos hotéis e pousadas, que ultrapassou os 96% nos dois fins de semana da festa. Alguns chegaram a 100% de ocupação. Em restaurantes e lojas, alguns comerciantes calculam até 40% de aumento no movimento se comparado a outras semanas comuns.


    Últimas