• Confira a íntegra do decreto: bares ficam fechados por mais uma semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/04/2021 21:08
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    * Matéria originalmente publicada às 15h54 e atualizada às 21h05 com a publicação oficial do decreto.

    A Prefeitura informou que vai prorrogar por mais uma semana as medidas de flexibilização adotadas na semana passada, mas as restrições em relação aos bares, continua.

    Clique aqui e veja o decreto da Prefeitura, na íntegra.

    De acordo com o novo decreto que deve ser publicado nesta segunda-feira (12), os bares só podem funcionar no sistema delivery e take-away. Também continua vedado o funcionamento de casas de festas e eventos. O toque de recolher continua válido entre as 22h e 5h.

    Confira quais são as restrições vigentes até o dia 19 de abril:

    • Pontos turísticos, cinemas e parques, assim como espaços de recreação infantil e áreas de lazer de clubes, hotéis e pousadas não podem funcionar.
    • O acesso de veículos de excursão permanece proibido, ficando a entrada na cidade restrita, nas barreiras sanitárias, a moradores que comprovarem residência, trabalhadores que venham prestar serviços essenciais na cidade ou pessoas que tenham voucher de lojas dos polos de moda da Rua Teresa, Bingen, Feirinha de Itaipava e Centro Histórico ou da rede hoteleira.
    • O funcionamento de clubes sociais e esportivos e serviços de lazer, permanecem vedados. Apenas atividades esportivas individuais e os que não geram aglomerações estão permitidas.
    • Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculos, salas de apresentação, salões de jogos, recreação infantil, atividades de entretenimento e exposições de arte seguem fechados.

    Comércio e serviços não essenciais podem funcionar, mas com medidas mais rígidas de segurança:

    Mesmo os estabelecimentos autorizados a funcionar têm restrições, estando obrigados a limitar a ocupação, exigir o uso de máscaras, oferecer álcool em gel e cumprir as regras que fixam os horários de funcionamento. Essa capacidade máxima leva em conta a área do estabelecimento, que é utilizada para calcular o número máximo de clientes que podem estar no espaço simultaneamente. O objetivo é garantir o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, conforme orientam as autoridades de saúde. Nos restaurantes autorizados a funcionar, o consumo de bebidas é permitido apenas a clientes que estejam sentados. Também é necessário manter visível, na entrada, cartaz com informação sobre ocupação máxima, levando em conta a metragem do espaço, assegurando o distanciamento necessário entre as pessoas.

    O novo decreto terá validade até o próximo dia 19. A Prefeitura informou que, até lá, seguirá analisando os dados para definir quais serão as próximas medidas. A Prefeitura ainda não informou quais são os parâmetros que vem sendo adotados para adoção das medidas.

    Últimas