• Prefeitura planeja Banco de Alimentos junto ao ‘abrigão’ da Floriano Peixoto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/09/2022 03:09

    Conforme antecipamos em agosto, a prefeitura estuda instalar um Banco de Alimentos para receber e repassar doações a famílias em situação de vulnerabilidade social. Tanto que o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo, foi à Campinas conhecer a experiência de lá, onde existe um dos mais antigos Bancos de Alimentos do país, desde 2003, parceria com o governo federal.  

    Banco vai funcionar na Floriano Peixoto

    Aqui, já se sabe que o Banco de Alimentos pode funcionar nas lojas térreas do prédio da Floriano Peixoto, no Centro, adquirido para suporte a desabrigados das chuvas. O local, ao que parece, não será mais moradia definitiva aos desabrigados e sim um ponto de passagem em caso de famílias serem desalojadas em incidentes.

    Reclamar adianta

    Usuários reclamaram aqui da ponte entre União e Indústria e BR-040 ali no Castelo, em Itaipava. A estrutura de madeira foi interditada por causa dos riscos de sua fragilidade.  Mas, ninguém deu satisfação, se ia ter obra, quando e coisa e tal. Agora a prefeitura anunciou licitação para a compra de madeira, valor máximo de R$ 111 mil, para recompor a estrutura. Vai ser agora no dia 29.

    2024 é logo ali

    Dizem que o carinho do governador Claudio Castro com o presidente da Câmara, Hingo Hammes tem a ver com a eleição de 2024. Hammes gostou quando foi prefeito interino e quer se eleito pelo povo na próxima. Já Bernardo Rossi não teria disposição de ser prefeito de novo e vai dar essa vaga de candidato a Hingo Hammes.

    Dizem que no momento da foto com o presidente da Câmara de Vereadores, o governador Cláudio Castro, naquela caminhada concorrida de políticos no Centro Histórico, disse: “vem cá meu tesouro, não se misture com essa gentalha!”.

    Mais dois anos e nada

    Em setembro de 2020, às vésperas da eleição, ainda na gestão de Bernardo Rossi, deram uma guaribada na área do distrito industrial da Posse com limpeza do terreno e terraplanagem.  Botaram até uma lasquinha de asfalto.  Completa dois anos este mês e nenhuma empresa se instalou das mais de 20 interessadas que eles anunciaram. Depois desse tempo todo o mato já deve ter crescido de novo.

    Só ficou a placa

    Falando nisso, o local tem umas 25 famílias que lá residem há mais de 60 anos. Inclusive há uma pendenga judicial na área que pertence à Prefeitura.  Ficaram apreensivos quando há dois anos colocaram uma placa anunciando a área especial para empresas. Mas agora a placa já tá até caindo.  

    Automobilismo

    E o Museu Imperial está integrado ao evento Circuito Imperial de Automobilismo. Amanhã e domingo, de 9h às 18h, modelos de carros antigos ficam expostos no pátio em torno do Palácio. A entrada é fraca.

    Marketing é tudo!

    A gente mostrou aqui a foto da pastelaria La Casa de Papel, que fica na 24 de Maio, uma das sacadas dos empreendedores da cidade. E chegou pra gente mais um negócio com pegada marqueteira. É o Outbêco. Fica no Cascatinha.

    Sem participação

    O presidente do Instituto Philippe Guédon de Gestão Participativa (IPG), Cleveland Jones analisou negativamente a X Conferência Municipal da Cidade de Petrópolis realizada no sábado passado na Casa dos Conselhos. Apontou que “o processo de realização da Conferência foi relativamente pouco divulgado para a sociedade em geral”.  Jones disse que a Conferência esteve “muito aquém do que se poderia esperar. Em nada se assemelhou às formas de gestão democrática participativa, determinadas pelo Estatuto da Cidade que o próprio regimento interno da Conferência sugere que seja seu objetivo”.

    Nesta série de eventos que comemoram seus 80 anos, o encontro de gerações dos Canarinhos de Petrópolis:  Nilton, sênior do Coral dos Canarinhos, da turma de 1943 e Davi, que acaba de ser integrado este ano.

    Retrocesso

    Petrópolis tem a taxa de cobertura mais alta do que a média no país em vacinação infantil e ficamos felizes com isso. Ainda que sejam mais elevados os números de nossa cidade, a gente fica estarrecida com o retrocesso da sociedade brasileira.  A vacina contra hepatite B, aplicada em bebês com até 30 dias de vida tem média de cobertura em 51,21% no país e Petrópolis alcançou 84,01%. Já na vacina BCG, até agosto, no país, não passou de 58,53% e Petrópolis atingiu a marca de 69,59% do público alvo. E em relação à vacina da pólio, Petrópolis tem 55,53% do público imunizado, contra 49,27% na média nacional.  E pensar que há pouco tempo atrás a cobertura vacinal no Brasil era de mais de 90%…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas