• Prefeitura pede ampliação da frota de ônibus durante o Natal Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2021 15:19
    Por Luana Motta

    A Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), solicitou às empresas de ônibus reforço na frota nas linhas que atuam nas proximidades do Natal Imperial. A medida faz parte do Plano Tático de Trânsito e Transportes da Companhia, e tem o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito e logística dos moradores da cidade. A festa que começou nesta quinta-feira (2), vai até o dia 9 de janeiro de 2022, e a estimativa do Turispetro é que cerca de 400 mil pessoas passem pelo evento. 

    Além das alterações no trânsito e no estacionamento rotativo, a Companhia pede o reforço de ao menos 15% nos coletivos que passam no entorno do Palácio de Cristal. O plano também prevê o monitoramento da demanda de transporte público e, caso seja necessário, será reforçada a operação com aumento de veículos nos ônibus da Cidade Real e Turp, com direção à festa. 

    O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) disse que os operadores têm total interesse em atender os passageiros e que farão os ajustes na operação dos coletivos em caso de necessidade, para garantir o deslocamento normal de passageiros mesmo em dias de festa. 

    Confira as principais alterações no trânsito durante os dias de festa. (foto: reprodução)

    Segundo o planejamento da Companhia, os “corujões” irão aumentar a oferta de veículos, principalmente aos fins de semana. “A intenção é atender, principalmente, o petropolitano que trabalha na festa, facilitando sua chegada em casa após o serviço”, diz um trecho do documento. Além do transporte coletivo, o plano prevê ampliação das vagas nos pontos de táxi no entorno da festa. 

    O Plano Tático foi compartilhado pelo diretor-presidente da CPTrans, Luciano Moreira, na noite desta quarta-feira(01), no grupo de whatsapp Todos Por Petrópolis, que tem autoridades, empresários e sociedade civil organizada, que atuam no Conselho Comunitário de Segurança do município.

    O Natal Imperial tem programação até o dia 09 de janeiro, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Toda a programação no Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, está sendo promovida pelo Sesc RJ, com o apoio da Prefeitura. O evento é  realizado pela Prefeitura, Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), a Dellarte e a Claro (patrocinadora oficial). 

    Confira o plano completo e o mapa com as principais alterações. (Foto: reprodução)

    Iluminação nos ônibus ainda não foi confirmada

    Uma das atrações mais cativantes do Natal Imperial ainda não foi confirmada. Nesta quinta-feira(02), o Sindicato não confirmou se haverá a decoração, mas disse que as empresas estão de esforçando para aderir ao projeto neste ano. 

    “Para não perder o costume, levar entusiasmo à população e deixar a cidade ainda mais iluminada, cada empresa de ônibus em Petrópolis está se esforçando para aderir ao projeto, mesmo diante da crise que o sistema enfrenta”, informou. 

    *Matéria atualizada às 16h13.

    Últimas