• Prefeitura licita ‘banco oficial da Bauernfest’ faltando 28 horas para iniciar o evento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/06/2023 04:22

    E a prefeitura licita somente hoje o que chamou no edital de ‘banco oficial da Bauernfest’. Trata-se de captação de patrocínio com a contrapartida de exclusividade de fornecimento de máquinas de cartão para todas as barracas da Bauernfest. A prefeitura quer angariar até R$ 500 mil da instituição financeira que tope esta “visibilidade” que a festa dará considerando público de 450 mil pessoas e o uso de espaços publicitários no Palácio de Cristal e outras estruturas da festa.

    Dá tempo?

    Porém, a prefeitura deixou a licitação – como todas as demais – para última hora. Considerando que empresas se interessem em participar e que uma ganhe a concorrência, entre a licitação, assinatura do contrato e distribuição das máquinas para 29 barracas, oito food bikes e um restaurante, serão apenas 28 horas para todos esses procedimentos. A licitação ocorre hoje, às 14h e a festa será aberta amanhã, às 18h.  

    Igual o salsichão

    Mas, calma que se não der bom, também não dá ruim. Se não houver interessados, vai ter venda pelas maquininhas, sim. Só que ao invés de ter um fornecedor de maquininhas, cada barraca vai usar o que preferir, fica liberado. Mesma coisa do salsichão: como não teve exclusividade no fornecimento, cada barraca vai colocar para vender a marca que preferir.

    Ué, gente? Mas este ponto na Avenida Piabanha não tinha recebido uma obra de contenção de margem do rio pós chuvas de 2022? Fizeram até um jardim caprichado ali. Mas, já estragou de novo? E só viram agora na Bauernfest quando a via é imprescindível para a cidade?

    Tropeço

    Pessoal também se enrolou com a programação cultural da Bauernfest. A relação de atrações da festa só começou a ser postada na página oficial da prefeitura ontem à tarde. Parece que houve tropeços na contratação das atrações e o Instituto Municipal de Cultura teve de intervir.

    Mesmo assim é ruim

    Nas redes sociais, pessoas do segmento germânico defenderam a eleição da rainha e princesas da Bauernfest já durante a festa e não antes e como sendo um pedido dos próprios grupos. Ficaram brabos com a gente quando falamos sobre a iniciativa. Independente da autoria, continua sendo uma má ideia porque como o concurso é apenas no dia 02 de julho e a festa termina no dia 09, o reinado só dura sete dias. Melhor se fosse no início da festa…

    Concorrência

    E, devagarinho, Miguel Pereira vai se destacando no turismo. A cidade agora é oficialmente a Cidade do Entretenimento e da Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro, lei de autoria do deputado estadual Léo Vieira, sancionada pelo governador Cláudio Castro. A cidade possui a Terra dos Dinos, parque temático de dinossauros, o polo gastronômico na Rua Coberta e a Maria Fumaça, o primeiro trem turístico do Estado. Abre o olho, gente!

    Fora de hora

    Na boa? Deve ser de propósito porque nada justifica que a Concer faça obra de recuperação do pavimento na BR-040 ali no acesso ao Bingen agora na alta temporada de inverno. Tudo bem que o tempo é mais seco, mas o movimento na via é bem maior…

    Rosemar Gonçalves, que há quase 30 anos realiza um trabalho muito importante como agente ecológica – título que ela prefere à catadora – no Caxambu, foi homenageada pela Câmara de Vereadores, com o Prêmio Chico Mendes. O prêmio é concedido a pessoas que tenham contribuído com suas ações e bons exemplos para a preservação do meio ambiente e foi dado à Rose pela vereadora Júlia Casamasso, da Coletiva Feminista Popular.

    Coleta de lixo

    E os vereadores são favoráveis ao fim da terceirização da coleta de lixo em Petrópolis com o serviço voltando a ser realizado pela Comdep, cuja função é cuidar da limpeza urbana na cidade. Resta saber se vai ser mais econômico. Hoje, a terceirizada recebe R$ 42,9 milhões por ano. E a Comdep fez uma licitação para alugar os caminhões de coleta e vai oferecer mão de obra. Mas quanto vai custar no total?

    Modelo há 24 anos

    E a gente lembra que a terceirização da coleta começou na gestão de Leandro Sampaio (2001 a 2004) com a Limpatech tendo sido a contratada. Naquela época, de greves trabalhistas, metade do serviço era da Comdep e a outra parte da terceirizada. E depois o modelo de terceirização total foi sendo adotado pelas gestões seguintes, algumas com problemas na coleta, rescisão de contrato, lixo pelas ruas…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas