• Prefeitura faz alerta sobre golpe de falso agente da Vigilância Sanitária

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2021 12:01
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Os comerciantes da cidade devem ficar atentos com um “golpista” que estaria se passando por agente da Vigilância Sanitária. A Prefeitura de Petrópolis está emitindo um alerta e a Polícia Civil (PC) pede que as vítimas procurem a delegacia para fazer a denúncia. Cerca 10 pessoas já identificaram o golpe na cidade.

    Segundo a prefeitura, o homem afirmando ser fiscal sanitário liga para o comércio e avisa que o mesmo será vistoriado pelo órgão. Em seguida ele pede o depósito ou transferência no valor de R$ 600 para “cancelar a vistoria” e não “incomodar” o comerciante.

    “Nenhum servidor da Vigilância Sanitária, seja fiscal ou administrativo, está autorizado a solicitar e receber valores sob qualquer pretexto, seja em fiscalização ou mesmo na sede do órgão. Todo procedimento fiscal é registrado com a lavratura de termos de visita, notificação ou intimação, em que é facultado direito de recurso. No caso de auto de infração ou multa, é a Secretaria de Fazenda que passa a acompanhar o procedimento, sempre com documentação”, alerta o coordenador da Vigilância Sanitária, José Roberto Pereira.

    O chefe da Fiscalização Sanitária, Carlos Schaefer, lembra ainda que não é a primeira vez que esse tipo de golpe é identificado nas cidades do Estado. “Há um tempo, uma quadrilha adotou o mesmo procedimento, utilizando o nome da Vigilância Sanitária para aplicar golpes em comerciantes. É importante que o comerciante abordado desconfie, entre em contato com a coordenação da Vigilância, e, principalmente, que procure a polícia e denuncie. Já recebemos informações sobre 10 casos na cidade e estamos emitindo o alerta para conscientizar as pessoas”.

    A Vigilância Sanitária municipal disponibiliza o telefone de contato (24) 2246-9041. As denúncias devem ser feitas para a Polícia Civil. “As vítimas devem denunciar o fato imediatamente na Delegacia de Polícia da área para investigação do ocorrido”, disse o delegado titular da 105ª DP, João Valentim Neto, lembrando que as pessoas podem entrar em contato pelos números (24) 98833-8175, (24) 2291-0604 e (24) 2291-0816.

    Últimas