• Prefeitura fará concurso para a Guarda Civil e CPTrans

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/04/2023 10:25

    O papo ainda está nos bastidores, ventilado pelos vereadores boca de balde: a prefeitura vai fazer concurso para a Guarda Civil e CPTrans. O anúncio será feito nas próximas semanas, mas é provável que a seleção ocorra no final do segundo semestre. A meta, no caso da Guarda Civil, que completa 100 anos dia 12 de julho de 2024, é que os novos agentes de segurança assumam os cargos na data, marcando as comemorações do centenário.

    Quantidade correta de vagas

    Ainda não se sabe quantos cargos os concursos irão prever. A esperança é de que não sejam subestimados em quantidade quanto o da Educação, que previu menos vagas do que as necessárias e, assim, continuamos com pessoal terceirizado nas unidades da rede pública municipal. Afinal, o concurso da Educação previu apenas 877 vagas, deixando de fora funções de cozinheiros, auxiliar de serviços gerais, motoristas, vigias, inspetores, cuidadores, auxiliares de secretaria e por aí vai. Então, são 735 profissionais que continuam sendo terceirizados.

    Sem licitação

    Interessante que a Câmara de Vereadores, do nada, passou a publicar os contratos com dispensa de licitação que vem fazendo. Tem desde a compra de HD externo até aquisição de fios para reparos em rede elétrica, uma varejinho sem fim. Mas, vão anunciar ali aquele contrato sem licitação de R$ 30 mil com uma padaria para o lanchinho dos vereadores?

    E quem vai passar a Páscoa com a mesa caprichada é a Letícia da Silva Rodrigues, moradora do Alto da Serra, vencedora do vale-compras de R$ 900, uma promoção da Tribuna e do Multimix. Aqui, ao lado do gerente da loja do Bingen, Marcelo Neumann, já com o carrinho repleto de produtos. E fique ligado: vai rolar promoção especial de Dia das Mães.

    Seria um revival?

    Não se sabe ainda o que a prefeitura pretende tendo nomeado Diana Iliescu como diretora-Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis,  portaria baixada pelo prefeito Bomtempo. Na justificativa consta que seria “para a regularização do CNPJ da fundação junto à Receita Federal, até que seja efetuada a regularização dos lançamentos contábeis”. Mas, a Fundação foi extinta em 2017…  Se for um revival terá de passar, obrigatoriamente, pela Câmara de Vereadores.

    Instituição Solidária

    Durante a última reunião do Conselho Municipal de Saúde, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP) recebeu o certificado de Instituição Solidária, por todo empenho e esforço nas ações de acolhimento e reconstrução da cidade, após as catástrofes climáticas ocorridas em fevereiro e março de 2022.

    Já mudou…

    Sobre haver baixas na gestão Bomtempo decorrente de discordância de pensamentos entre secretários e o prefeito – o que poderia ser previsto até junho – uma fonte bem chegada no Gabinete diz que depois do episódio da investigação da polícia e Ministério Público, tudo mudou. Pessoal, baixou a bola e agora quer todo mundo perto, apoiando.

    Quem passou em frente à Prefeitura na manhã da última quarta-feira (29) tratou de registrar a movimentação suspeita e mandou logo pra gente. Isso é que é gente engajada com os Les Partisans!

    Vale para as motos também?

    Alguns leitores aqui da Tribuna têm demonstrado insatisfação com a política de videomonitoramento implementada recentemente na cidade. É que, segundo eles, a fiscalização de motos ainda não existe em Petrópolis. E é claro que, para ilustrar o que contou um, trouxemos uma foto, no mínimo, impactante.

    E já que uma imagem vale mais do que mil palavras…alô, CPTrans!

    Mensagem subliminar

    Ontem noticiamos na página de ‘cidade’ que a reforma da UBS do Retiro, que deveria ter sido concluída no dia 1º de abril, foi adiada para maio. Um vai e vem danado essa reforma já. E a prefeitura disse que foram as chuvas de janeiro e fevereiro que impediram a entrega da obra. Um partisans bem-humorado logo soltou: seria uma mensagem subliminar? Vou te dizer, francamente, pegou mal esse 1º de abril…

    Fator Hugo

    Caraca! O anúncio do governador Cláudio Castro que seu candidato a prefeito em Petrópolis será Hugo Leal, como a gente disse aqui em primeira mão, pegou na veia dos outros aspirantes ao posto. Pessoal sentiu o golpe e já estava nas redes ontem com áudios atacando Hugo como forasteiro. Mas, se os da terra não dão jeito, um de fora não poderia? Agora, se foi um balão de ensaio de Castro e recadinho aos mais recentes que pisaram na bola funcionou que foi uma beleza.

    No Rio já tá dando ruim

    Já tem cheiro de paralisação no ar. O Sindicato dos Rodoviários do Rio não recebeu nenhuma contraproposta patronal ao pedido de reajuste com base na inflação do último ano. Assim, já pediu a intervenção do Tribunal Regional do Trabalho. E como todo mundo já sabe, o que acontece no Rio reverbera aqui. E ontem, em Petrópolis, em assembleia rodoviários rejeitaram a proposta patronal (mas essa não foi divulgada) e as negociações continuam.

    Recebendo o certificado de Instituição Solidária, Vinícius Romanholi, enfermeiro da Unidade de Saúde da Família do Boa Vista, representando a Unifase/FMP no Conselho Municipal de Saúde, junto com  Marcus Curvelo, secretário de Saúde, e o representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, Álvaro Monteiro Dias.

    Essa, não!

    Sobre a investigação policial e do Ministério Público sobre possíveis fraudes em contratos sem licitação com empresas de ônibus – o que tornou o prefeito como um dos investigados – o vereador Gil Magno, fez a defesa no plenário da Câmara. Alegou o estado de calamidade pública decorrente das chuvas para o emergencial dos ônibus. Eiiiita, Gil! Essa foi pesada. E precisa de oposição, gente?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas