• Prefeitura estuda subsidiar empresas de ônibus de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/02/2021 02:00

    E não é que a gestão Hingo Hammes pensa mesmo em dar subsídio às empresas de ônibus? Existe um procedimento no ministério público que pede o retorno de todas as linhas e horários de antes da pandemia. Já as empresas choram que tiveram prejuízo e que só conseguem manter a operação se tiverem parte dos custos bancados pela prefeitura. A justiça estaria para estabelecer um valor a sair dos cofres públicos e a prefeitura deve acatar. O assunto é tratado diretamente pelo Gabinete do Prefeito Hingo Hammes.  Sobre uma licitação para a escolha de novas empresas ninguém falou nada ainda.

    Ainda a Turb

    A falta de informações sobre o encerramento de atividades da Turb, em Ribeirão Preto, movimentou os vereadores da cidade paulista que convocaram a CPTrans de lá, que é fiscal do contrato,  a explicar a transação em uma audiência pública.  Já se sabe que 30% das linhas da cidade operadas pela empresa passam para outras viações agora em março.

    Venda ou encerramento?

    Aqui, o sindicato que representa as empresas de ônibus, disse apenas que “não comenta venda de empresas de outras regiões”. Já a prefeitura disse que “a venda da empresa em São Paulo não interfere no contrato de prestação de serviços em Petrópolis”. Mas a gente nem falou que foi “venda”. Até então só se sabe que em Ribeirão Preto houve encerramento das atividades e as linhas passaram para outras empresas…

    É bom ver isso

    Partisans, insistentes que somos, ainda achamos que sendo a empresa de lá com o mesmo CNPJ da empresa daqui é bom dar uma olhada nisso. Se foi realmente vendida, o contrato daqui vai ser operado por uma nova empresa.

    Mas, gente…

    Longe de desmerecer as pessoas que ocupam esses cargos nem os profissionais que exercem essas funções, mas não podemos deixar de assinalar que a comissão de licitação constituída pelo presidente da Comdep, Leonardo Kienle, e que vai avaliar todos os processos de aquisição de bens e serviços tem em sua formação cinco membros e três deles são: uma secretária, um motorista e um encarregado de obra.

    PMP corta incentivos

    Tá nervosa a caneta do Grupo Executivo, o GEX, da Prefeitura no corte de incentivos fiscais às empresas – as que não alcançaram as metas estabelecidas. Na última reunião foram cortados incentivos de nove empresas entre restaurante, curso de inglês, construtoras e hotel. Todos vão recolher impostos retroativos. E mais outras cinco empresas estão na mira e ganharam prazo para comprovar que cumpriram as exigências ou também seguirão pelo mesmo caminho.

    O Parnaso, uma das maravilhas de Petrópolis, pelas lentes de Luiz Henrique Lucas

    Mas, já?

    E o vereador Yuri Moura, com apenas 51  dias de governo Hingo Hammes, desabafou: “a paciência já acabou”.  Falava sobre a falta de plataforma para as aulas remotas na rede municipal, e a falta de respostas da secretária Márcia Palma. Parece até que anda meio arrependido de ter feito parte do grupo de vereadores que apoiou a sua permanência à frente da pasta.

    Contagem

    Petrópolis está há 51 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Somente às vésperas

    Sempre célere,  faltando apenas seis dias para o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes assumir a BR-040, a Câmara de Vereadores faz, na segunda, às 19h, uma audiência pública para tratar das consequências que o fim da concessão da Concer irá trazer. E olha que é o nosso principal acesso e tudo o que acontece na estrada impacta na economia da cidade…  A Câmara assegura a presença do secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho e do superintendente do DNIT no Rio, Robson Loures.

    Tapumes escondem beleza do prédio do BB

    E a gente está convivendo com os tapumes na fachada do Banco do Brasil na Alencar Lima desde 2016. Isso mesmo: seis anos (dos nove desde que a agência foi fechada) sem uma solução para o prédio histórico que é tombado.  E olha que os tapumes só foram colocados depois que caiu reboco do prédio na calçada. O BB tem uma dívida de IPTU de R$ 5,3 milhões com a prefeitura que assinalou que teria interesse de assumir o imóvel.  O que não pode é a gente se “acostumar” com este cenário de abandono e não cobrar uma solução.

    Neste comparativo de imagens toda a beleza que estamos perdendo do prédio do BB coberto por tapumes, além do estorvo nas calçadas.

    Niver da Feira

    A Feira Livre da Souza Franco completou 104 anos no sábado de Carnaval. Zero políticos se manifestaram. Aí um dos veículos de comunicação da cidade fez uma postagem e tcharam: todos os políticos fizeram homenagens aos feirantes, postaram #tbts, uma média só. Sobre melhorias lá, ninguém falou nada, não.

    Que ciumeira, gente!

    O tema era o tomógrafo no Alcides Carneiro quebrado e vereadores batiam (com carinho, inclusive) no governo (ué, mas já?) . Mas o que rolou foi uma ciumeira entre Marcelo Lessa e Junior Coruja.  O líder do governo parece que não gosta muito da influência que Lessa tem no governo e mandou: “você vai todo dia na prefeitura”. Lessa rebateu que “tem 10 dias que não vai, não”. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas