• Prefeitura e segmento germânico anunciam preparativos para a Bauernfest presencial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/02/2022 20:13
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A 33ª edição da Bauernfest deve acontecer em junho deste ano de forma presencial. É o que planeja a Prefeitura e o segmento Germânico no município. Nesta semana, aconteceu a primeira reunião de planejamento para o evento, que está com as edições presenciais suspensas desde 2019. A Festa do Colono Alemão faz parte do calendário oficial do município e atrai mais de 350 mil pessoas para a cidade, tradicionalmente é realizada no Palácio de Cristal, o que ainda não foi definido para este ano, já que o espaço continua passando por obras. 

    De acordo com a Prefeitura, o evento acontecerá presencial, desde que as condições sanitárias permitam a sua realização. Durante o encontro, que aconteceu nesta semana, na Casa dos Conselhos, foram discutidos temas como a organização, a estrutura da festa, e a importância da preservação da memória histórica através das manifestações culturais apresentadas na Bauernfest.

    “A tradição germânica é uma marca da cidade, um diferencial que atrai e encanta os nossos turistas e moradores, fomentando o setor turístico, que é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, destaca a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

    A festa, inspirada pela influência germânica tem tradicionalmente em sua programação a apresentação de grupos de danças folclóricas, atividades culturais, corais, bandas tradicionais, comidas e bebidas típicas, que resgatam as tradições dos colonizadores. A secretária de Cultura, Diana Iliescu reforçou a importância de garantir a regularidade nos pagamentos dos artistas que promovem as atividades culturais na festa. 

    “É muito importante garantirmos os pagamentos de artistas e fornecedores da festa, para que a Bauern seja boa para todos que participam.” disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

    A tradição e o resgate da cultura germânica são pontos importantes defendidos pelo Clube 29 de Junho. “Estamos juntos com a Prefeitura para garantir que seja mantida a tradição desta cultura”, frisou a presidente do Clube, Marco Antônio Kling.

    A reunião teve a presença da diretora-presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Diana Iliescu e equipe; da diretora-presidente da Turispetro, Silvia Guedon e equipe; do presidente do Clube 29 de junho, Marco Antônio Kling; Flávio Fiuza, do Instituto Bingen e Marcos Carneiro, presidente da AGFAP.

    Últimas