• Prefeitura e laboratório comparam exames e fecham número de casos confirmados de Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/04/2020 15:25

    Um dia depois de o Laboratório de Corrêas divulgar a obtenção de certificação estadual para a realização de testes de Covid-19 e informar já ter contabilizado 30 resultados positivos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, comparando os dados, chegou a 21 casos confirmados da doença em Petrópolis. Apesar de ter afirmado, antes, que dados de laboratórios privados não são contados nas estatísticas oficiais do município, a Prefeitura, agora, citou que 14 dos pacientes com diagnóstico confirmado pelo laboratório já estavam sendo contados pelo município. 

    Em reunião que contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde e do Laboratório de Corrêas, a empresa privada informou que foram 28, e não 30, como informado ontem, os testes realizados pelo laboratório desde o início da pandemia. Destes, 10 são relativos a pacientes de outros municípios que foram atendidos e tiveram amostras coletadas na cidade. Estes não são contabilizados nas estatísticas de Petrópolis.

    Leia também: Número de casos de coronavírus em Petrópolis pode ser bem maior do que o registrado

    Como, dos 18 pacientes restantes. 14 já estavam nas estatísticas, foi necessário acrescentar quatro novos diagnósticos positivos, fazendo subir de 17 para 21 os resultados positivos até o momento.

    O Laboratório de Corrêas foi homologado pelo Estado para realizar os exames que detectam o Coronavírus nos casos suspeitos da cidade. Os testes de orofaringe e nasofaringe, semelhantes aos kits já utilizados pelos laboratórios do Estado, são certificados pela Fiocruz.

    Até o momento, a cidade informou ao Estado 157 casos suspeitos, sendo 51 já testados como negativos, 21 confirmados pelos testes como positivos, e 85 em análise, isto é, aguardando o resultado dos exames. Trinta e cinco pacientes estão internados em unidades públicas e privadas do município. Destes, 24 se encontram em leitos de clínica médica com quadro estável e 11 em unidades de terapia intensiva inspirando atenção médica. 

    Últimas