• Prefeitura e governo do Estado começam a se entender para reconstruir Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/04/2022 03:09

    Foi reduzida a pó pelo governador Cláudio Castro a estratégia do deputado federal e candidato ao governo do Estado, Marcelo Freixo (se é que foi dele, apenas) de criar a briga entre prefeitura e poder público estadual no episódio da tragédia das chuvas.  Castro, em solenidade ontem em Petrópolis, ao lado de Bomtempo, disse: “bonito é quando tem uma obra e ninguém sabe quem está fazendo, se é prefeitura ou o Estado. Tem que acabar com esse paternalismo absurdo. Eu sou pai disso, o outro é pai daquilo… Não. Estamos aqui para trabalhar juntos. Hoje a mensagem é de união. Petrópolis é um tesouro para o Estado e precisamos trabalhar juntos pela reconstrução”.

    Paz & amor com geral

    No dia anterior, Bomtempo esteve no Palácio Guanabara para conversar com Castro e alinhar mais obras para a cidade, afinal, neste momento quem tem dinheiro e está estendendo a mão, é o Estado.  A mudança de comportamento – que mostra distanciamento desta estratégia freixiana – ficou ainda mais evidente com Bomtempo também indo se reunir no mesmo dia com o prefeito carioca, Eduardo Paes e agradecendo a ajuda a Petrópolis. Paes, inclusive, fez a linha fino, e praticamente tratou Bomtempo, registrado em vídeo inclusive, como amigo de infância. Esse sabe das coisas.

    Sem esquecimento

    Porém – sempre tem um porém – é como a gente avisou na semana passada: se deixasse um pouco mais para frente talvez não revertesse mais a situação com o Estado. Castro e Bomtempo podem ter trocado de bem e as coisas começarem a andar, mas para a população vai ficar registrado esse mau começo.

    Depois de dois anos de atividades remotas por causa da pandemia, os corais dos Canarinhos de Petrópolis pegaram a estrada: estão em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde se apresentaram na ordenação plebisterial e primeira missa de Frei Jorge Henrique Camargo que, por dois anos, acompanhou os coralistas na cidade.

    Eu, hein!

    Estamos confusos: a prefeitura vai deixar de terceirizar a coleta de lixo e assumir o serviço? Porque a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica licita agora dia 03 a compra de um caminhão coletor de lixo (R$ 391 mil) e um poliguindaste (R$ 66 mil).  E mais: porque o Planejamento e não Obras ou a Secretaria de Serviços Públicos?  O que a pasta de Planejamento tem a ver com caminhão de lixo?

    Volta, Laranja!

    Tem até movimento nas redes sociais exigindo que Carlos Henrique Laranja, que era coordenador dos terminais, volte ao cargo do qual foi dispensado pela CPTrans. Dizem que a direção da cia não gostou dele ter participado de uma assembleia dos rodoviários…

    Dia do Ferroviário

    Hoje, Dia do Ferroviário, vai ter comemoração em Petrópolis, evento que a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e o Instituto Municipal de Cultura organizam no Centro Cultural Estação Nogueira. Estarão expostas fotos históricas e de maquetes ferroviárias. De manhã serão ministradas duas palestras técnicas em sessão fechada para autoridades e convidados.

    Juntos por Petrópolis

    A Central Única das Favelas e o Instituto SulAmérica se uniram para promover hoje a ação solidária “Juntos por Petrópolis” que vai oferecer serviços gratuitos para apoiar a saúde emocional dos moradores após as fortes chuvas de fevereiro e março. O evento vai acontecer no Clube Petropolitano, das 9h às 14h. Será oferecido atendimento médico e acolhimento psicológico. O público também poderá solicitar a emissão da segunda via de documentos pessoais perdidos e receber doações de kits de higiene pessoal.

    Mais um por ano

    Tá ficando sério o papo de ter mais um Carnaval por ano no Rio.  A Liga Independente das Escolas de Samba estuda um Carnaval de meio de ano depois deste realizado agora em abril por conta da pandemia. É uma boa oportunidade de Petrópolis pensar em fazer um evento diferenciado para atrair outro público que prefere passar longe da folia.

    A jornalista Daniela Vita tomou posse como membro titular da cadeira de número 154, tendo como patrona Elizabeth Eisenstein, na Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA Medalhística) com sede no Rio. A entidade é presidida por Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho, considerado um dos maiores promotores culturais e de literatura do país e do mundo.

    Essa, não!

    Então, quer dizer que os vereadores que compõem a Frente Parlamentar das Chuvas se reúnem segunda-feira com os secretários municipais, mas só que a portas fechadas? Tá certo que as audiências recentes aqui e na Assembleia Legislativa viraram um palco político com muita pancadaria e pouco resultado prático, mas fechar à participação da população… Pelo menos vai ser transmitida pela TV Câmara.

    Estresse com a corrida

    E o presidente da Câmara Hingo Hammes divulgou em suas redes sociais a Corrida do Trabalhador. Tomou um pito da prefeitura que queria postar primeiro.  Mas, acabou fazendo cara de parede e quando a prefeitura divulgou (com atraso), as inscrições tinham esgotado. Tanto que tiveram que abrir mais 50 vagas…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas