• Prefeitura do Rio recebe 21 dos 337 ônibus com tecnologia menos poluente Euro 6

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/10/2023 11:17
    Por Denise Luna / Estadão

    A prefeitura do Rio de Janeiro recebeu nesta terça-feira (10) os primeiros 21 ônibus articulados de 337 encomendados para o BRT (Bus Rapid Transit) que trazem a tecnologia sustentável Euro 6, que pode reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes. O investimento na modernização da frota do BRT soma quase R$ 2 bilhões e tem parceria com o governo federal, sendo R$ 1,2 bilhão de uma operação de crédito com o Banco do Brasil e 645,9 milhões da Caixa Econômica Federal.

    O sistema Euro 6 estabelece limites mais rigorosos para as emissões de poluentes, assegurando a redução em 80% nas emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e de 50% nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Euro 5 atuais. Com menos poluentes, os veículos equipados com o sistema Euro 6 contribuem para a melhoria da qualidade do ar e para a preservação do meio ambiente.

    Segundo a Prefeitura do Rio, os novos ônibus têm impacto direto na saúde pública, porque a poluição está diretamente relacionada a doenças como hipertensão e problemas respiratórios, sobretudo em crianças e idosos.

    “Os ônibus Euro 6 são a geração mais nova de ônibus articulados que está rodando no Brasil. São mais seguros e têm mais opções de telemetria, o que possibilita um gerenciamento mais eficaz da frota”, destacou a diretora-presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, empresa criada pela Prefeitura do Rio para administrar o BRT.

    Últimas