• Prefeitura do Rio inaugura a primeira Arena Gamer pública do país

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/jan 10:03
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura do Rio inaugurou, na quarta-feira (17), a primeira Arena Gamer pública do país. Com capacidade para 100 pessoas, o espaço destinado a esportes eletrônicos fica dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade. O local, que vai receber competições de pequeno e médio porte, além de torneios regionais, será um polo de inclusão, aprendizagem e transformação social para os visitantes, voltado a profissões da indústria criativa.

    A Arena tem palco com capacidade para dois times de até cinco jogadores e um estúdio de transmissão, de onde serão transmitidas e narradas as competições, além de camarins para os participantes, área para a equipe técnica, telão de LED para transmissão das partidas, arquibancada e piso elevado que destacará os competidores.

    “Essa Arena faz parte da nossa missão de transformar o Rio na capital da inovação e da tecnologia. E esse mundo dos games é uma parte essencial da tecnologia nos dias de hoje, principalmente na juventude. Queremos dar oportunidade e infraestrutura para que todo esse setor dos games se desenvolva na cidade do Rio de Janeiro. A ideia é ter aqui, na Nave do Conhecimento, uma cadeia completa. Vamos dar o curso, oferecer a Arena para treinar as equipes e realizar campeonatos, e vamos inaugurar aqui do lado, ainda em janeiro, a incubadora de empresas para fomentar a economia dos games. Queremos transformar o Rio também na capital dos esportes eletrônicos”, disse a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

    Com o equipamento de transmissão é possível receber debates e apresentações individuais, via streaming. A intenção é que o espaço seja usado pela comunidade gamer para torneios e como centro de treinamento de novas equipes de e-sports do Rio de Janeiro. O local vai incentivar a formação de novos jogadores de e-sports, além de talentos para a nova indústria criativa, como narradores, comentaristas e técnicos de transmissões.

    “Essa é uma arena que a comunidade de esportes eletrônicos não poderia imaginar alguns anos atrás. O Rio de Janeiro agora tem a oportunidade de ter a primeira arena pública do Brasil, para receber aqui eventos universitários, pequenas e médias competições, para que a gente atraia cada vez mais as equipes de esportes eletrônicos para a cidade”, ressaltou o coordenador de Games e e-Sports da Prefeitura, Chandy Teixeira.

    Jogos amistosos e área de simuladores

    A inauguração contou com a presença dos jogadores profissionais de futebol virtual Vitor Abdalla e Alan Leal, dois nomes de referência na área, que fizeram um showmatch ao vivo.

    “Isso aqui é uma grande conquista para todos nós gamers do Rio de Janeiro. Batalhamos muito para chegar até aqui e conseguimos resultados expressivos, mesmo sem as melhores estruturas. Imagina agora, com uma estrutura desse nível, com certeza o Rio de Janeiro vai longe, não só no Brasil como no mundo”, destacou “Mito” Abdalla, que venceu o jogo de exibição contra a dupla formada pelo prefeito Eduardo Paes e o jogador profissional Alan Leal.

    Quem ainda não está em contato com o universo gamer, também terá vez na Arena. Uma área de simuladores, com óculos de realidade virtual que permitem a imersão num ambiente digital por meio de imagens 360º, também foi inaugurada nesta quarta-feira. Haverá ainda o espaço Retro Games, para os visitantes explorarem jogos clássicos, do início da criação dos videogames.

    Serviço:
    Arena Gamer
    Endereço: Nave do Conhecimento Engenhão – Rua Arquias Cordeiro 1.516, Engenho de Dentro.
    Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, de 9h às 16h30. Fechado aos domingos e feriados.

    Últimas