• Prefeitura diz que vai exigir que empresas de ônibus aumentem a frota nas ruas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2020 18:13

    Após a empresa Turb Petrópolis comunicar, oficialmente, a redução nos salários dos funcionários, o prefeito Bernardo Rossi avisou que “não vai permitir que os trabalhadores e toda a população sejam prejudicados com as alegações de ‘queda na demanda de passageiros’, feitas pela empresa”. O governo municipal diz que desde o início da pandemia “trabalha para salvar a vida dos petropolitanos”. As medidas, diz o governo, fizeram com que hoje diversos setores da economia fossem flexibilizados. “Com mais serviços funcionando, a prefeitura vai exigir, ainda, que as empresas de ônibus aumentem a frota nas ruas e garantam a segurança dos moradores da cidade”, diz o Municipio.

    “Essa é uma dificuldade que todo o país está passando, os municípios estão em crise. Mas todos estão empenhados em dar uma parcela de contribuição e não vamos permitir que as empresas coloquem em risco a saúde dos moradores e ainda reduzam os salários dos seus funcionários. Nossa preocupação é com os trabalhadores dessas empresas de ônibus e também com a manutenção de um serviço que é essencial para a cidade. Em Petrópolis já estamos com o nosso processo de flexibilização adiantado, e uma série de serviços já foram retomados. E as empresas precisam aumentar a frota”, frisa o prefeito.

    Para acompanhar a crise nas empresas de ônibus, em especial a Turb Petrópolis, o município vai abrir um processo administrativo na CPTrans. O transporte público é considerado serviço essencial para a população, previsto na Constituição.

    “Entendemos que todos os setores passam por uma crise econômica e com o município também não é diferente. O município teve uma queda brusca na arrecadação e também teve gastos excessivos por conta do tratamento da pandemia. Mas temos poucas atividades que ainda não voltaram, dentro do nosso plano de flexibilização, o que gera demanda de passageiros e receita para as empresas. Não vamos permitir que os rodoviários, assim como os trabalhadores e toda a população, sejam sacrificados desta forma”, acrescenta Bernardo Rossi.

    “Tomamos atitudes acertadas desde o início da pandemia com responsabilidade e planejamento, com acompanhamento diário das nossas equipes de saúde. Importante lembrar que todas as ações tomadas pela prefeitura – que sabemos que foram duras, mas necessárias – tornaram uma realidade muito diferente de outros municípios, que flexibilizaram e tiveram que voltar atrás”, completa o prefeito.

    Procurada, a empresa Turb não se pronunciou. 

    Últimas