A Prefeitura enviou material para a imprensa cobrando a aceleração da distribuição de doses das vacinas contra a covid-19. Até agora, 10% da população foi vacinada com as duas doses, considerando a CoronaVac e a AstraZeneca.
O município alega que, sem receber quantidade significativa de vacinas destinadas a aplicação de primeiras doses desde o início de maio, a prefeitura está cobrando mais agilidade para a entrega dos imunizantes.
A última remessa de primeiras doses chegou à cidade no dia 14 – apenas 230 doses de CoronaVac, exclusivas para aplicação em gestantes e puérperas, cuja vacinação havia sido suspensa com a AstraZeneca.
O último lote com quantidades significativas para atender os públicos determinados no Plano Nacional de Imunização foi entregue em 10 de maio – 3.720 doses da vacina AstraZeneca.
Até terça-feira (18), Petrópolis tinha 76.082 pessoas vacinadas com a primeira dose, sendo 32.805 delas com o clico de vacinação completo com a segunda dose. A vacinação segue sendo realizada em 10 pontos distribuídos nos cinco distritos.
Grupos que estão sendo vacinados em Petrópolis:
- Pessoas com comorbidades (listadas no Plano Nacional de Imunização) maiores de 45 anos
- Trabalhadores da Saúde a partir de 35 anos
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Pessoas com autismo maiores de 18 anos
- Pacientes renais crônicos em diálise maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 45 anos.
- Idosos com mais de 60 anos
- Gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, estão sendo vacinadas com lotes de CoronaVac enviadas para aplicação exclusiva a este público.