Prefeitura discute financiamento e empréstimo para ônibus ainda demora
O prefeito Bomtempo convocou a XI Conferência Municipal da Cidade, que vai ser realizada no dia 22. O tema é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. São três eixos e um nos chama a atenção: “Gestão estratégica e financiamento”. Será que vão discutir os vários financiamentos em curso – R$ 100 milhões em asfalto e R$ 241 milhões para ônibus- que nos deixarão endividados por um bom tempo (com trocadilho, por favor)?
Pagamento de longo prazo
A gente lembra que os R$ 100 milhões para aplicar em asfalto e saneamento, começam a ser pagos em 2025, parcelados por 10 anos. E agora a gestão Bomtempo quer financiar R$ 241 milhões pelo PAC Seleções para renovar 70% da frota de ônibus. Vai pagar uma contrapartida de R$ 12,5 milhões para poder botar a mão nos R$ 241 milhões. Este dinheiro começaremos a pagar em 2028 e vamos levar 20 anos para quitar o empréstimo.
Ainda demora
Os R$ 241 milhões de financiamento para a compra de 185 ônibus convencionais e 30 elétricos, aprovados no PAC Seleções, demoram um pouco para chegar e podem ficar para 2025, por questões burocráticas. A prefeitura vai requisitar a verba e depois ainda tem de fazer termos de comodato ou de empréstimo às empresas de ônibus. Isso porque os veículos permanecem de posse da prefeitura e serão apenas cedidos, como manda a legislação. Essa papelada leva tempo.
Até morrer alguém
Enquanto isso, mas um acidente foi registrado anteontem, no Duques, com o ônibus da Petro Ita quase caindo ribanceira abaixo. Em pouco mais de nove meses, a gente conta uma dezena de acidentes, todos sem vítimas fatais. Teve incêndio, ônibus indo parar no muro, quase caindo de penhasco e por aí vai. A maioria dos registros da antiga Cascatinha, e da própria Petro Ita. A primeira teve o contrato rescindido e a segunda continua operando em muitas linhas com carros reprovados da primeira.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 36 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Rotativo na Bauern
Aquela notícia que todo petropolitano a-do-ra: entre 21 de junho e 07 de julho, durante a Bauernfest, o estacionamento rotativo se estende por mais ruas como Koeler, Oscar Weinschenck e demais do entorno do Palácio de Cristal e Praça da Liberdade, e ainda a cobrança seguindo até às 22h. Já sobre como será o ordenamento do trânsito ninguém falou nada.
Já era pra Bauern
Você leu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que, depois de dois meses de homologado o concurso da CPTrans, os 73 selecionados para vagas imediatas não foram chamados. E não vai dar tempo para a Bauernfest, que começa daqui a sete dias. Porque entre chamar, uniformizar, treinar e etc, leva tempo. Das 73 vagas de contratação imediata, 30 são de agentes de trânsito. Sem eles, a CPTrans arriscará fazer uma contratação emergencial de empresa para controlar o trânsito?
Caixa baixo
Mas, falando nos motivos do retardo dessa convocação seria falta de grana, de acordo com os bastidores da empresa. Com a folha inchada e o caixa da prefeitura baixo, convocar os concursados significa aumentar as despesas. Empurra-se com a barriga na tentativa de reverter o ICMS a menos.
Fábrica de crises
A gente falou aqui essa semana que a prefeitura ‘fabrica’ crises desnecessárias e uma delas é a do lixo. Tanto que, faltando apenas um mês para acabar os contratos emergenciais, nada da prefeitura se mexer. Eis que no Diário Oficial do dia 10, que foi ao ar ontem, a Comdep anunciou os certames: um para coleta, tratamento e destino dos resíduos da saúde, incluindo clínicas, hospitais e consultórios e outro para aluguel da caminhões. Mas, olha como são destemidos: os editais vão ficar disponíveis somente a partir de hoje e as licitação foram marcadas para os dias 27 e 28. São menos de 15 dias de prazo para os licitantes interessados se prepararem. É ou não uma fabricação de crise?
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br