• Prefeitura deve informar Plano de Vacinação contra a covid-19 à Defensoria Pública em até 72 horas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/01/2021 17:44
    Por Luana Motta

    A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do 8º Núcleo de Tutela Coletiva em Petrópolis, oficiou a Secretaria Municipal de Saúde a informar o planejamento de vacinação contra covid-19 no município. O documento foi encaminhado nesta terça-feira (26), e a Defensoria pede que as informações sejam fornecidas em até 72 horas.

    A prefeitura deverá informar como será feito o controle das doses aplicadas, para assegurar o respeito ao planejamento dos grupos prioritários; se haverá comunicação ao Ministério da Saúde, e de que forma isso será feito. Além disso, solicita que seja informada como será a vacinação das pessoas que não estão cadastradas nas unidades básicas de saúde, ainda que tenham o cartão SUS; o controle da vacinação de pacientes acamados em casa própria, acompanhados ou não pelas unidades básicas de saúde.

    A Defensoria questiona ainda sobre como será a fase de ampliação da vacinação para outros pacientes do grupo prioritário, como pacientes que estejam impedidos de se locomover ou hospitalizados, e se será feito agendamento ou cadastramento prévio dos pacientes.

    A Tribuna questionou a Prefeitura sobre o plano de vacinação no município. Em resposta, a Prefeitura disse que o Plano Municipal de Vacinação já foi apresentado ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual e será publicado ainda esta semana. E informou que o documento está em constante adaptação, neste primeiro momento, em função da quantidade de doses fornecidas pelo Ministério da Saúde até agora. De acordo com a Prefeitura, para se ter uma ideia, a fase 1 previa a vacinação de mais de 30 mil pessoas, mas, até o momento, o Município recebeu apenas 8.185 doses da vacina. No Plano Municipal de Vacinação há previsão de abertura de postos de vacinação e ações em drive thru (os endereços inclusive estão indicados no documento), mas estas ações ainda dependem do envio de novas remessas da vacina.

    Últimas