Prefeitura determina fechamento de bares até meia-noite na 13 de Maio e Nelson de Sá Earp
A prefeitura determinou neste sábado (25) o fechamento de bares nas ruas 13 de Maio e Nelson de Sá Earp até a meia-noite. O descumprimento da norma pode gerar a suspensão da licença de funcionamento destes estabelecimentos. Sucessivos choques de ordem estão sendo empreendidos no local pelas forças de segurança capitaneadas pela prefeitura, porém, há registros de confusões após as operações, como o caso da madrugada deste sábado (25) quando às 04h15 chegou a haver atropelamento e brigas.
“E podemos estender a determinação do horário a outras ruas no entorno. O compromisso é com a segurança das pessoas e não podemos admitir episódios que colocam em risco a população e que haja desordem em via pública”, afirma o prefeito Bernardo Rossi, apontando que a norma já vale para este sábado e que o choque de ordem vai ser intensificado.
A determinação, uma instrução normativa das Secretarias de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e Fazenda está sendo informada aos proprietários dos bares. Equipes da Fazenda, SSOP e Guarda Civil vão acompanhar o cumprimento da ordem nestes locais. Choques de ordem serão feitos para coibir consumo de bebidas alcoólicas por menores.
A prefeitura está solicitando à PM intensificação do policiamento nestes áreas durante o funcionamento dos bares e após o fechamento dos estabelecimentos. E também à Vara da Infância apoio para coibir menores nas ruas desacompanhados de responsáveis e em situações de risco como consumo de bebidas alcoólicas.
A meta é coibir, após o fechamento dos bares, que pessoas, em grupos, com veículos estacionados e som alto, continuem com consumo de bebidas e promovam desordem como tem sido registrado.
Tumulto foi registrado às 04h15
O choque de ordem realizado na madrugada deste sábado começou a 00h30 com 10 guardas civis, 6 viaturas, cão farejador e equipe da posturas. Foram multados 16 veículos. Não foram registradas apreensões de drogas ou outras irregularidades. A fiscalização se estendeu até às 3h, após o fechamento dos bares.
O tumulto na 13 de Maio foi registrado por volta das 04h15. Um carro atingiu pessoas e invadiu a calçada. Houve brigas e as pessoas atropeladas foram atendidas pelos Bombeiros e Samu.
Segundo a prefeitura, o condutor do veículo foi detido e encaminhado à 105ª Delegacia de Polícia. Imagens captadas pelo Centro de Integrado de Operações (CIOP) estão sendo enviadas à Polícia para identificação dos demais envolvidos.