• Prefeitura demora a reagir para sanar a crise financeira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/09/2023 03:06

    O fato é: estamos com R$ 24 milhões mensais a menos de orçamento porque a prefeitura garantiu essa verba ‘extra’ por força de uma liminar que foi revogada  e este dinheiro a mais estava sendo usado em programas e ações considerando que a fatia maior do bolo do ICMS era uma questão judicial liquidada com ganho de causa a Petrópolis. Posto isso, o que se considera é a demora da prefeitura na tomada de medidas efetivas que readequem as ações ao orçamento inicial, sem o extra.  A gestão deve abrir essa frente enquanto recorre da decisão judicial e não pode desperdiçar nem um minuto sem um plano de contingência.

    Gastos excessivos

    De um leitor da coluna sobre a crise financeira da prefeitura: “não são apenas obras de contenção e outras de prevenção que ‘ocasionaram’ uma despesa a mais que agora não consegue ser paga sem uma fatia maior de ICMS. Houve uma gastança como se não houvesse amanhã vide a ampliação de alugueis milionários para abrigar repartições públicas e até R$ 1 milhão para professores viajarem para cursos de liderança no Ceará e em São Paulo”. De fato, recordamos bem desses gastos.

    Mea culpa

    Foi tensa a reunião de secretariado de segunda-feira quando o assunto em questão foi justamente a crise financeira da prefeitura. O clima foi de velório, mesmo com aquelas palavras de ordem tipo somos resilientes e vamos superar. À boca pequena uma parte do primeiro escalão anda comentando nos corredores que o gasto do extra não poderia ter ocorrido como foi.

    Abaixo-assinado

    À noite, já na reunião do Conselho da Cidade, o prefeito Bomtempo reuniu entidades presentes e fez um apelo para que assinem um manifesto a ser entregue ao Tribunal de Justiça do Estado pedindo a revisão da revogação da liminar. Até os mais leigos no assunto como nós estão cansados de saber que este tipo de ‘abaixo-assinado’ resulta num total de 0 sucesso.

    – Em 5 setembro de 1982 acontecia o primeiro show da Legião Urbana, em Patos de Minas. Para homenagear os 41 anos de existência da Legião, a banda petropolitana Concreto Humano apresentará o show Tributo à Legião Urbana, hoje, às 20h, na Cervejaria Colonus.

    Bazar

    Hoje é o último dia para prestigiar o  bazar solidário que está sendo realizado pela Creche São José do Itamarati. O evento, que ocorre das 8h às 16h, é para  arrecadar recursos e proporcionar um atendimento ainda melhor para as 114 crianças que frequentam o espaço gratuitamente.

    7 de Setembro

    Depois de dois anos sem ser realizado por conta da pandemia o desfile de 7 de Setembro retornou no ano passado. Mas, a Semana da Pátria, com mini desfiles nos distritos foi uma prática abolida. Não teve ano passado e nem este ano. As escolas fizeram atos cívicos internos ao longo da semana. O 7 de Setembro vai ser comemorado com o desfile no Centro Histórico.

    Sempre pode piorar

    A gente falou aqui da solenidade de entrega dos uniformes aos agentes de trânsito. Isso mesmo: teve solenidade para entregar a paramenta para apenas 11 agentes. E um ex ocupante de alto escalão ainda nos mandou o seguinte: “a situação fica ainda mais constrangedora porque o pedido de aquisição estava há meses parado. Foi feito o pedido de compra ainda na gestão Badia, mas somente agora conseguiram concretizar”.

    Corrida pela Vida

    O ultra maratonista Alexandre Dias vai passar 24 horas correndo no entorno da Praça da Liberdade. O desafio da 9ª Corrida pela Vida começa sábado, às 12h. O objetivo é sensibilizar as pessoas para conhecer e ajudar a  Comunidade Católica Jesus Menino, do Bingen. Durante as 24 horas haverá um posto de arrecadação de alimentos, material de higiene e fraldas geriátricas montado no local. Academias da cidade se mobilizam e corredores vão acompanhar Alexandre durante todo o tempo.

    Como em anos anteriores, corredores de várias academias vão dar uma força a Alexandre Dias (de camisa preta, na frente) que vai passar 24 horas correndo em prol da comunidade Menino Jesus, do Bingen.

    Contagem

    E Petrópolis está há 120 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas