• Prefeitura decide hoje se prorroga pseudo lockdown

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/04/2021 02:00

    Mesmo em um Domingo de Páscoa, a prefeitura vai definir hoje em reunião liderada pelo interino Hingo Hammes se prorroga o pseudo lockdown.  Empresários de vários setores foram chamados para discutir as decisões que serão tomadas. É corrente entre vários segmentos que o lockdown, meia boca, não agradou. E hoje é esperado que a prefeitura apresente números de redução ou não de casos e contaminação que embasem a decisão. Também é esperado que medidas restritivas sejam revistas em intensidade e em setores para que, de fato, se for o caso, haja um lockdown e, mais do que isso: que funcione.

    É grave

    Mas, não há muita chance de acabar com as medidas restritivas. A tendência, segundo especialistas, seria apertar ainda mais. O próprio prefeito interino Hingo Hammes disse que “vamos chegar a um momento em que não haverá mais para onde expandir a rede. Não haverá mais equipamentos, nem insumos, nem médicos”. Mesmo assim sua fala não convence os empresários, em especial os do comércio, que pressionam por flexibilização.

    Resolvam vocês

    Já o novo decreto estadual do governador em exercício Claudio Castro deixou a critério dos prefeitos decidirem sobre medidas mais duras.  O decreto do interino estadual passou a ser “orientativo”. E as prefeituras que lutem sozinhas. Para quem estava pensando em se escorar numa posição estadual…

    Lotação

    Talvez fosse o caso de alardear com mais intensidade os números de leitos ocupados em Petrópolis. Dos 119 leitos de UTI exclusivos para covid pelo SUS apenas 2 vagas restavam ontem.

    Caminho entre Petrópolis e Teresópolis. É onde fica este mirante que proporciona um visual apaixonante.

    Não vai acabar bem

    As consequências para o empresário que disse – mas depois desmentiu – que pagava ivermectina para os funcionários e mesmo os contaminados trabalhavam normalmente – vão durar bastante.  Há muita gente falando em boicotar a loja e teve uma pessoa se manifestando nas redes dizendo que comprou no local, teve covid e pode ter transmitido para um parente que morreu.  E que, por isso, pode processar o empresário.

    Lá tá mais rápido

    Enquanto isso, a nossa pequena prefeitura de Areal, vizinha e que recebe muitos petropolitanos da Posse em sua rede de saúde anunciou que iniciou ontem a vacinação de maiores de 60 anos, a primeira cidade do Estado a vacinar para esta faixa etária.

    Cara feia

    Alguma coisa acontece com o vereador Maurinho Branco e seus próprios pares comentam: ele tá mal humorado nos últimos tempos como nunca ninguém viu antes.

    Lockdown de verdade

    Piadinha ouvida: petropolitano tinha que ficar recluso igual o deputado Daniel Silveira que depois que colocou tornozeleira nunca mais ninguém viu.

    Contagem

    Petrópolis está há 94 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Podia ter feito antes

    Só agora, depois de um ano de pandemia, é que a prefeitura, enfim, resolveu transferir alimentos estocados para a merenda escolar para as instituições de saúde, uma ideia que aqui mesmo levantamos.  Outras 30 instituições assistenciais também vão receber os alimentos. Podia já ter feito isso sem desgaste de procedimentos abertos pelo ministério público. Esta atitude, tardia, também não encerra do o inquérito aberto pela Polícia Federal que investiga, principalmente, o estoque de carnes nas escolas.

    Bora lá!

    E o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além do Auxílio Carioca para 900 mil pessoas, lançou uma campanha para recolher alimentos junto com a vacinação. A meta é que quem for vacinar leve um quilo de alimento não perecível para ser distribuído nas favelas.  Ideia boa para ser copiada.

    Sem gás

    Já se vê uma divisão entre os correligionários de Bernardo Rossi. Funciona assim: os que ficaram no governo Hingo Hammes apoiam o prefeito interino. Os que não foram agraciados com cargos tão descendo a marreta do governo provisório. Por enquanto tá meio a meio a briga. Mas, quem ficou no governo defende de forma light HH e equipe. Cada dia mais light. Estão perdendo o entusiasmo.

    De tirar o fôlego esta vista do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das maravilhas da região serrana. E essa imagem magnífica é de Alexandre Milhorance.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas