• Prefeitura de Petrópolis decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/mar 17:25
    Por Victor Carneiro

    A Prefeitura de Petrópolis irá decretar ponto facultativo nesta sexta-feira (22), devido a previsão de chuvas intensas que podem atingir a região até o próximo domingo (24). A medida também tem como intuito diminuir a circulação de pessoas na cidade. Segundo comunicado do Prefeito Rubens Bomtempo, as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas. Bomtempo também recomendou que a mesma medida seja adotada pelas demais unidades do município.

    Também foi informado que, caso haja necessidade, os servidores públicos podem ser convocados para ficarem à disposição da Defesa Civil.

    Leia também: Frente fria que chega a Petrópolis neste fim de semana já causa transtornos no Sul

    Com o ponto facultativo, apenas unidades de urgência e emergência na saúde estarão em funcionamento, sendo as três UPAs – Centro, Cascatinha e Itaipava; Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra; setor de ortopedia do Hospital Nelson de Sá Earp, além da emergência referenciada do Hospital Alcides Carneiro.

    No decreto também fica determinada a abertura dos 67 pontos de apoio, independentemente do protocolo de acionamento de sirenes. O município ressalta que o ponto facultativo não inclui funcionários da Comdep e da CPTrans. Também ocorrerá ampliação do número de ramais do telefone da Defesa Civil (199) para o registro de ocorrências, além da implantação de bases descentralizadas da Defesa Civil no Quitandinha, em Itaipava e na Posse. Caso seja necessário, três abrigos serão disponibilizados para famílias desabrigadas: prédio da Floriano Peixoto – cujas obras ainda não foram totalmente concluídas, porém, segundo o Governo Municipal, 26 apartamentos estão disponíveis; Sítio São Luiz, no Retiro e prédio do Santa Isabel, no Caxambu.

    Colégios Estaduais

    Em resposta à equipe da Tribuna, a Secretaria Estadual de Educação informou que devido aos alertas de fortes chuvas no estado do Rio, a pasta determinou que todas as escolas permaneçam abertas nos próximos dias – incluindo final de semana – funcionando, em caso de necessidade, como pontos de apoio, para atender a população.

    Com relação à manutenção das aulas, a Seeduc-RJ informou que seguirá as orientações oficiais de cada município. No caso de suspensão das aulas, os conteúdos pedagógicos serão repostos a partir do planejamento pedagógico de cada unidade escolar, devidamente validado pela sua respectiva Diretoria Regional, de forma a evitar possíveis perdas no ano letivo.

    Universidades também suspendem aulas

    A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) informou que todas as atividades acadêmicas e administrativas da UCP, CAUCP e EMUCP estão suspensas na sexta (22) e no sábado (23). Já a Universidade Estácio de Sá também suspendeu as aulas presenciais. Segundo a instituição, as aulas serão ministradas via Teams.

    A UNIFASE, FMP e a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos também emitiram nota informando a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais em todas as suas unidades na sexta (22) e no sábado (23), sendo mantidas somente as atividades essenciais. A nota acrescenta, também, que equipes de saúde da instituição estarão à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para qualquer necessidade.

    Câmara Municipal também decreta ponto facultativo

    A Câmara Municipal de Petrópolis informou que seguindo as orientações da Defesa Civil do município, também estará decretando ponto facultativo para esta sexta (22), devido a previsão de chuvas intensas na cidade.

    Nova Friburgo e Teresópolis suspendem aulas da rede municipal

    A Prefeitura de Nova Friburgo suspendeu as aulas da rede municipal de ensino, nesta sexta-feira (22), e recomendou que a mesma medida seja adotada pelas demais unidades do município.

    Leia também: Friburgo e Teresópolis suspendem aulas da rede municipal nesta sexta

    Em Teresópolis, a Prefeitura também anunciou, na tarde de hoje, que as aulas da rede municipal estão suspensas nesta sexta-feira, e recomendou que as escolas da rede privada sigam a mesma medida.

    Últimas