• Prefeitura de Petrópolis atrasa entrega da obra do Núcleo de Integração Social, destinado a pessoas em situação de rua; local está fechado há mais de um ano 

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/04/2023 14:34
    Por Helen Salgado

    O Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, foi atingido pela tragédia de fevereiro em Petrópolis. As duas obras de contenção deveriam ter sido entregues em março deste ano. No entanto, até o momento, mais de um ano após a catástrofe, o local permanece fechado. 

    Foto: Helen Salgado

    Segundo a Secretaria de Assistência Social, as duas obras de contenção de encosta estão em fase final. Somadas, as intervenções custaram mais de R$ 737 mil. 

    Fechado, o abrigo que tem espaço para cerca de 150 pessoas, prejudica os moradores em situação de rua. Sobretudo com a chegada da época mais fria do ano. 

    A Prefeitura informou ainda que, durante esse período de obras, as outras unidades de abrigamento do município (Unat – Unidade de Acolhimento Temporário; e Centro POP) têm capacidade de atender a demanda da cidade.

    Essa não é a única entrega de obra que atrasa no município. Recentemente, a Tribuna informou sobre a demora na entrega do Abrigão da Floriano Peixoto, denominado Abrigo Gabriel Vila Real. O espaço tinha como principal objetivo acolher as vítimas das tragédias. No entanto, o local permanece fechado para obras.

    Leia também: Prefeitura não divulga prazo para reforma do abrigão da Floriano Peixoto, comprado com verba doada pela Alerj pelo valor de R$ 3,5 milhões

    População de rua em Petrópolis 

    De acordo com o último Censo Pop Rua, realizado em 2022, há 137 pessoas em situação de rua. Desses, 80 (58%) estavam acolhidos nos equipamentos da Prefeitura (ex.: o Centro POP). Os demais 57 (42%) estavam nas ruas. 

    Últimas