• Prefeitura dá ultimato às empresas de ônibus e fala em encampação do serviço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/12/2022 03:05

    Na sexta-feira destacamos aqui que vamos encerrar o ano sem melhorias no transporte público, sem ao menos 100% da frota nas ruas e a licitação para operação das linhas hoje com a Cascatinha. Menos de 24 horas depois, o governo Bomtempo fez no sábado uma reunião de manhã cedinho para enquadrar as empresas de ônibus. E anunciou que a encampação do serviço pode ser o próximo passo depois desta reunião, que seria o ‘aviso final’.

    Exemplo de 2010

    A encampação consiste na retomada coercitiva do serviço pela prefeitura. A gente duvida um pouco de que possa ser feito pela atual gestão tomando como base a queda de braço que foi na gestão de Mustrangi. No final do segundo ano do governo, o petista não encampou o serviço, mas suspendeu os contratos com as empresas Autobus, Esperança e Petrópolis.  Mas, até que houvesse licitação para a escolha de novas empresas o período de intervenção nas antigas foi marcado por queda de braço judicial e um desgaste imenso com a população e também internamente que anestesiou outras áreas do governo.

    Arriscado

    E ao anunciar que pode encampar o serviço do transporte público, a gestão de Rubens Bomtempo se arrisca bastante.  Porque é grande a chance do ultimato não dar em nada. E aí, se foi anunciada a encampação como último recurso, o povo vai cobrar a medida.

    O protesto (anônimo) pela situação das árvores do Centro Histórico. E quem colocou as plaquetas na Roberto da Silveira (já retiradas pela prefeitura) tem razão. As árvores desprestigiadas o ano inteiro ainda têm a função de portar as luzes de Natal que têm o significado de renascimento e esperança. Mas se nem elas foram cuidadas…

    Sangue bom!

    O Banco de Sangue Santa Teresa, aposta na vibração e energia dos torcedores do Vasco e lançou a campanha “Vascaíno Sangue Bom”. A ação convida toda a comunidade vascaína, para a doação de sangue. Com o tema “paixão que vem do coração”, a campanha vai até domingo e é aberta também a torcedores de outros times e a todas as pessoas que são solidárias. O Banco de Sangue fica na Rua Paulo Hervê, 1.130, no Bingen e funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados.

    Coleta parada

    Já vai para a terceira semana sem a coleta seletiva de reciclados nos bairros. E olha que são apenas cinco bairros a terem o serviço.  Quando se telefona para a Comdep para reclamar, a informação é que o caminhão da coleta está quebrado.

    Decepção

    No sábado à noite, grupos de turistas percorriam a Rua 16 de Março que estava bem cheia e com muitas crianças na expectativa de ver o túnel de luz aceso. E a decepção foi surgindo à medida que se tocavam que a colocação das luzes não estava pronta e que o túnel não acenderia. Uma carioca, ainda disse: “pra ver algum túnel com luz vou voltar para casa passando pelo Rebouças”.  A previsão é que o túnel seja aceso apenas no dia 09.

    Árvore também

    Da mesma forma foi a árvore na Praça da Liberdade. Só inaugura no dia 15.  E a galera que foi até lá se espantou que a estrutura não tem mais de metro e meio já suspensa do chão. As ferragens ainda estão no gramado à espera da montagem.

    Fazendo falta

    Falando nisso, no sábado à noite tinha milhares de pessoas somando todos os trajetos onde passou a Caravana da Coca-Cola esperando o desfile das carretas do refrigerante decoradas para o Natal.  Tá fazendo muita falta a Parada Iluminada que este ano a prefeitura também não programou para o Natal Imperial.

    Sem túnel, a Rua 16 de Março, aqui em foto de Ana Kutter tem atraído uma multidão. Imagina se o túnel já estivesse funcionando?

    Concertos Clássicos

    A Casa de Petrópolis foi incluída na programação de Natal e recebe, com entrada franca, concertos de música clássica, com curadoria da Sociedade Artística Villa-Lobos. Esta semana se apresentam o violonista Fábio Zanon, na sexta, às 18h e o Quarteto Atlântico, sábado, às 16 h. As senhas são distribuídas uma hora antes até completar a lotação do espaço.

    Contagem

    Faltam 17 dias para o verão.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas