Prefeitura credencia Organizações Sociais para atuar na Saúde
E a prefeitura concluiu chamamento público credenciando cinco Organizações Sociais de Saúde para firmar contratos com o município. Foram credenciados o Instituto Campinas de Atenção e Assistência à Saúde, Instituto Phoenix, Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus, Instituto Elisa de Castro e Instituto Multi Gestão. Ainda não se sabe quais unidades de saúde as OSs credenciadas podem gerir em Petrópolis, mas a expectativa é de que atuem em alguns postos de saúde considerando que as UPAs, desde a gestão Rossi, administradas pelo Sehac que também toca o Hospital Alcides Carneiro, não tiveram mais problemas como falta de médicos. Com as OSs agora serão quatro as formas de contratação na prefeitura na saúde: concursados, RPAs, contratados pelo Sehac e contratados pelas OSs.
Xiiiiii!
Seria mais um caso de visibilidade incomodando? O fato é que o coordenador do Procon, Fafá Badia, não aparece mais nos releases enviados à imprensa sobre assuntos que o órgão comanda. Nem nas redes sociais. Quem fala no lugar dele é o procurador Miguel Barreto. E até mesmo em assuntos mais rotineiros como preços de material escolar. Isso desde o ano passado. Mas, Fafá nem tava aparecendo tanto assim para merecer o castigo.
Na mesma
Falando sobre o Minha Casa Minha Vida, que o deputado federal Lindbergh Farias anunciou que o governo federal trará diversas unidades para Petrópolis e que ele já levou o prefeito Bomtempo ao ministro das Cidades, Jáder Barbalho Filho, vale lembrar que em maio o vice-prefeito, Paulo Mustrangi, esteve em Brasília levando ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo apelo para unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida em Petrópolis. Agora, porque a prefeitura inscreveu apenas um terreno na Estrada da Saudade no MCMV e o Estado apresentou três terrenos – os eternos Vale do Cuiabá, Benfica e Mosela – no novo PAC do governo federal continua sendo um mistério.
Controle dos rios
Vereadores aprovaram ano passado requerimento de Fred Procópio para que a prefeitura crie organismo para acompanhar e discutir de forma permanente a drenagem e melhoria nos cursos de água da cidade. Inea e Ministério do Desenvolvimento Regional já detectaram – assim como todos nós – águas com maior velocidade, os rios transbordando mais rapidamente e enxurradas em áreas que onde não havia. A meta é que esse organismo, incluindo os agentes municipais, trabalhem em conjunto para identificar porquês e as soluções.
Termina primeiro
Já imaginou se a moda pega? A conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Mariana Montebello Willerman, determinou que órgãos estaduais como DER e a Emop só façam novas licitações quando terminarem as em curso e pagarem por elas. Porque é um tal de contratar e dar beiço… Mas, já imaginou se o TCE amplia essa determinação englobando as prefeituras?
Contagem
E Petrópolis está há 252 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Em brancas nuvens
E Petrópolis inicia 2024 sem uma programação cultural sendo executada pela prefeitura. O que tem de shows, teatro e eventos são realizados por particulares. E a cidade chegou a ter um festival de verão, mesmo sendo uma época complicada por causa da instabilidade no tempo.
Ô gente ruim
E a internet não perdoa: neste final de semana de caos no Rio de Janeiro por conta das chuvas – e com o prefeito Eduardo Paes dando assistência – apareceram memes do governador Cláudio Castro, que estava de férias e retornou correndo, ao lado do Mickey Mouse.
Se vira aê
Falando em chuvas, tava lá o Paes tentando resolver o caos no Rio, prefeitos das cidades atingidas também se virando e um monte de petropolitano preso na BR-040 – naquele bolsões d’água que sempre existiram e sempre deram problema e ninguém resolve – e a prefeitura daqui nem tchum. Nem pra chamar a Concer às falas. A concessionaria disse que está contratando um especialista e fará um voo de helicóptero pela região para tentar identificar a causa da inundação ‘sem precedentes’ desse trecho de Baixada da rodovia.
Liminar
Ainda resta uma esperança: o reajuste do pedágio na BR-040, que elevou a tarifa recolhida pela Concer para R$ 14,50 é em caráter liminar. Pode ser que ainda caia.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br