• Prefeitura convoca conferência para discutir o ‘transporte a pé’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/07/2023 04:14

    Sempre na contramão, a  prefeitura anunciou para o dia 29 a 17ª Conferência Municipal de Trânsito e Transportes. E o tema é “Mobilidade Ativa e a integração com o transporte público”. Mas, vocês estão ligados que mobilidade ativa é o deslocamento a pé ou de bicicleta, por exemplo? E tem tudo a ver o tema com a situação que vivemos, afinal, com o caos no sistema de transporte público e o alto preço das tarifas muita gente passou ou foi obrigada a usar o transporte a pé… Mais uma vez a prefeitura já chega atrasada na discussão.

    Que crise?

    Agora é impressionante que a Conferência de Transporte não aborde a crise no sistema que se encontra em um dos momentos mais críticos na história da cidade. Acaba de ser calculado um aumento na tarifa a R$ 5,30, o sistema continua com nove ônibus a menos do que o ‘normal’ que já tinha sido reduzido e não se leva essa discussão para a conferência.

    Anota, aí!

    E sobre o tema “Mobilidade Ativa e a integração com o transporte público” que é o foco da conferência já vamos, para adiantar os trabalhos, fazer um resumo do que vai ser tratado. Funciona assim: você anda a pé o trecho que conseguir até que suas pernas não deem conta e pega um ônibus para o restante do percurso. E fim. Acabou a conferência. Por nada!

    É de matar!

    E ainda vem a Câmara de Vereadores e aprova um projeto de lei para garantir que a cidade tenha estacionamentos gratuitos para bicicletas em locais de grande afluxo de pessoas. Mas, bicicleta onde, meu Deus, se não tem ciclofaixa? Vai ao encontro da conferência já que mobilidade ativa inclui o transporte por bicicleta. Mas vai de bike em que ciclofaixa?

    A Camerata Antiqua de Curitiba abre hoje, às 19h30, na Catedral de São Pedro de Alcântara o aguardado Festival de Inverno da DellArte.

    E o Liceu?

    Você conferiu aqui e também nas páginas de Cidade da Tribuna o caso do  Liceu Municipal que transferiu os alunos para o antigo São José, na Montecaseros em setembro para reformar a unidade e que ainda não tinha iniciado a intervenção. Sentimos falta inclusive do contrato com a empresa que a prefeitura se recusou a dizer se tinha. Eis que tem até placa lá. A obra iniciou na segunda-feira, pelo menos é o que diz a placa e que são 10 meses de trabalho. Foram três meses da licitação, dia 14 de abril até o início das obras. Se seguir esse ritmo capaz de atrasar. Pelo menos para início do ano letivo de 2024 já não dá tempo.

    Pasteurização

    De um gaiato sobre os 28°C de ontem e a previsão de geladeira para hoje: “deve ser um processo de pasteurização do petropolitano!”. Vai com calma, São Pedro. O petropolitano-raiz não aguenta, não!

    Encampação

    E pensar que no Rio a SuperVia, que opera os trens, pode ser encampada. Lá o governo se encheu com a precariedade do serviço e briga na justiça para cancelar o contrato. A concessão poderia até ser renovada até 2048, mas a empresa não consegue provar que fez R$ 1,2 bilhão em investimento e tem deixado a desejar. O papo é que com a encampação poderá se avaliar com detalhes os problemas da concessão.

    Copia, gente!

    Ideia boa é para ser copiada. E segue uma bem bacana: escolas municipais em Três Rios, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, poderão incluir noções de direito e empreendedorismo na grade curricular, projeto da vereadora Bia Bogossian que está para ser votado no legislativo de lá.

    Essa é a galera que participou da aula inaugural do curso de auxiliar de padaria e confeitaria ministrado pelo Senai Petrópolis em parceria com o Instituto Caminho da Roça e o Restaurante Lá. São 20 alunos que durante três meses farão aulas teóricas no ICR e práticas na cozinha do Lá.

    Produtividade na Construção Civil

    A Construção Civil será tema de um encontro entre profissionais e entidades públicas e privadas, na próxima quinta-feira, a partir das 15h, no auditório Firjan Serrana, evento gratuito e aberto ao público.  Como setor de destaque no estado o evento vai discutir meios de elevar a produtividade e a competitividade das empresas de construção civil, trazendo o que há de mais moderno para desburocratizar e estimular cada vez mais obras nas cidades.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas