Prefeitura contrata para a Educação, mas só divulga pelo zap

03/set 02:44

É bem estranha essa condução de terceirização de profissionais para a Educação. Mas talvez os Partisans é que sejam ultrapassados… Seriam apenas três dias de entrega de currículos começando ontem e terminando amanhã, no Parque de Exposições e na Casa Barão de Mauá. E olha que são 600 vagas, só pra começar, para a contratação de auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, auxiliar de secretaria, inspetor de disciplina, educador de educação infantil, intérprete de libras, cuidador escolar, secretário escolar, vigia, motorista de ônibus escolar, motorista de veículos leves e monitor escolar. Mesmo assim, a informação circulou apenas em grupos de Whatsapp.

Contrata, mas na moita

O negócio fica mais estranho porque a empresa está sendo contratada – para fazer a terceirização – em caráter emergencial, mas a prefeitura não tornou público o ato que teria levantado preços de mais outras cinco empresas.  Não houve publicidade deste chamamento, assim como não há um contrato publicado no portal da transparência. Assim como não há divulgação das vagas. Agora, o mais esquisito mesmo é que a empresa seria do ramo de… construção civil com sede em Del Castilho. Mas, a gente não acredita nisso. Deve ser maledicência. Eles não iam fazer isso, né?

Vai ser difícil

Na verdade também é uma corrida contra o tempo, afinal, em novo decreto, o prefeito interino Hingo Hammes prorrogou para o dia 13 o retorno às aulas presenciais, ainda que de forma gradual. Isso porque já nos pênaltis viram que não tinha nem merenda e nem profissional de apoio para dar conta de 189 unidades.  Merenda também estão comprando a toque de caixa, mas pelo que o povo da própria Secretaria comenta é que os alunos vão ficar mesmo no lanchinho. Mas é preciso arrumar alguma coisa visível que demonstre normalidade e que prove que a ‘intervenção’ do chefe de Gabinete Fábio Junior, na pasta, resultou em algo.

Eles que lutem

Na verdade colocar o jamegão no contrato tá um verdadeiro jogo de empurra. Márcia Palma, titular da Secretaria, tá fazendo cara de parede, afinal, se o Gabinete se meteu na Secretaria com Fábio Junior lá ele que se vire…

Medalha Imperial

Enquanto luta para resolver a crise na Educação, o prefeito Hingo Hammes teve um tempinho para instituir, por decreto, a Medalha Imperial. A condecoração vai ser dada “a cidadãos brasileiros que pelas suas virtudes e mérito excepcional, se tenham tornado merecedores desta distinção por atos de excepcional relevância”. Era o que a cidade precisava para dar um salto para o futuro.

Contagem         

Petrópolis está há 245 dias sem prefeito eleito pelo povo.

O vereador Maurinho Branco entregou título de Utilidade Pública ao Instituto Caminhos da Roça, idealizado pela jornalista Janice Caetano, de Secretário, instituição que promove o desenvolvimento local com atividades muito bacanas, principalmente para crianças e jovens.

Só melhora

Ontem o ônibus da linha Vital Brasil 447 do horário de 12h40 deixou os passageiros a pé na Ponte Fones por… falta de combustível! Na sequência, um ônibus da Cascatinha quebrou… na porta da CPTrans, na Alberto Torres.

Ainda o Parque

Depois que se levantou a bola de adoção de praças por empresas e até mesmo as quadras do Parque de Exposições, em Itaipava, lembramos que em 2014, o então prefeito Rubens Bomtempo criou um Comitê Gestor para o espaço de lazer dos distritos. Porque não reativa?

Ao vivo!

Marcelo Xavier, que atua no setor da economia solidária, cobrou ao vivo e a cores ser recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.  Foi na audiência pública sobre o programa “Adote uma Praça”, na Câmara dos Vereadores.  Também foi cobrada presença de um educador físico em algumas praças, a inclusão das trilhas no projeto, a participação de arquitetos no programa e por aí vai.  É assim: quando a sociedade participa, participa mesmo! Devia ter uma audiência pública com o povo toda semana.

E a pontes?

Falando na adoção de praças por parte dos empresários locais fazendo as vezes do poder público também foi levantada a questão: e as pontes? São pelo menos 400 pontes em Petrópolis boa parte precisando de uma guaribada.

E os acamados

Um Partisans pergunta: a Secretaria de Saúde começou a vacinar com a terceira dose da vacina contra a covid os idosos com mais de 70 anos que habitam instituições de longa permanência. Mas e os acamados que estão em casa? Porque foram preteridos nesta terceira dose?

Falta de luz

Nos bairros são milhares de pontos – por volta de uns 2,5 mil – com lâmpadas queimadas, à espera que a nova empresa licitada para serviço púbico inicie o trabalho. Mas, agora até mesmo a Rua do Imperador tem trechos às escuras…

Líder do governo na Câmara, Junior Coruja discursou emocionado ontem depois de ter vencido, pela segunda vez, a covid 19. A reinfecção foi bem complicada, disse o vereador.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas