Prefeitura confirma adiantamento de 25% do 13º salário em julho
A Prefeitura anunciou que vai adiantar, no fim de julho, 25% no 13º salário dos 12 mil servidores da ativa e aposentados. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18) durante reunião com sindicatos que representam servidores públicos municipais. No encontro, realizado para discussão do dissídio, a equipe econômica do governo garantiu a manutenção dos pagamentos dos servidores em dia desde que não haja aumento, devido às dificuldades encontradas pela administração frente ao montante de dívidas acumuladas em gestões passadas.
Na reunião, o governo anunciou a incorporação do abono de R$ 100 para a Guarda Civil, uma reivindicação de 1999, e o pagamento das férias atrasadas dos servidores da saúde, no segundo semestre deste ano. O município também se comprometeu a fazer o levantamento dos triênios, quinquênios e direitos trabalhistas para elaborar um cronograma de quitação e antecipou a criação de um grupo de estudo para a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários na Comdep.
Governo vai estudar proposta de fracionamento da data base
Uma sugestão dos sindicatos, que será avaliada pelo governo, é o fracionamento da data base com negociações acontecendo em setembro e janeiro de 2019. Carlos Andre do Amaral, presidente do Sindicato dos Fiscais, autor da proposta, defende o retorno à mesa de negociações ainda este ano. A sugestão teve a adesão da presidente da União dos Aposentados Municipais de Petrópolis (Unapo), Silvia Martins de Souza.